O jornal

COMUNICAR de e para a ESCOLA...

Neste tempo de inovações constantes na área da comunicação, o blogue permite chegar a um grande número de pessoas, de modo rápido e económico. Outra grande vantagem deste meio de comunicação é possibilitar a redução de impressões em papel. Todos somos responsáveis pela defesa e preservação do ambiente. É importante desenvolver a consciência ecológica!

Partindo destas premissas, o nosso jornal escolar, O Broas, decidiu disponibilizar a informação, que as diferentes edições contêm, num blogue criado para que todos o possam conhecer e nele participar.

Porquê O BROAS?

Vem de longe a ligação entre a Escola S/3 S. Pedro e o milho maís. No tempo do Estado Novo existia uma grande separação entre os liceus, onde estudavam os filhos dos ricos e as escolas industriais e comerciais, onde estudavam os filhos dos remediados (os filhos dos pobres começavam a trabalhar aos 10 anos, senão antes). Os "meninos do liceu" eram da cidade, iam a casa almoçar. Os "rapazes" das escolas industriais e comerciais eram, de um modo geral, das aldeias, não tinham tempo para ir almoçar a casa e as escolas não tinham cantina. A solução era trazer o farnel de casa: caldo verde/caldo de cebola e um bocado de broa "o pão dos pobres". Os ricos comiam pão alvo, pão de trigo. Os estudantes do Liceu de Vila Real, conhecedores desta realidade, passaram a chamar, depreciativamente, aos alunos da nossa Escola, BROEIROS. Estes ignoraram a ofensa e assumiram com orgulho a alcunha.


A equipa responsável,
Lurdes Lopes
Powered by Blogger