Mostrar mensagens com a etiqueta Saborear as Artes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saborear as Artes. Mostrar todas as mensagens

15 de abril | DIA MUNDIAL DA ARTE
















O objetivo desta comemoração é promover a consciência da atividade artística em todo o mundo. Este dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos.

O Broas

A Menina a Ler Sonha com o Mar

Os alunos que agora completam o 9.º ano criaram, ao longo dos dois últimos anos, a história A Menina a Ler Sonha com o Mar. O seu lançamento será em breve, porém, para desvendar um pouco do mistério publicamos excertos do texto e as ilustrações selecionadas, entre muitas, para ilustrar as aventuras da Menina a Ler.
Vais gostar das suas conversas sobre o Mar com o navegador Diogo Cão, o general Alves Roçadas e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Vais “viver” as suas aventuras com a Fada Oriana e A Menina do Mar. Despertamos a tua curiosidade? Ótimo!



A Menina a Ler – Fale-me do mar, adorava conhecê-lo… na Biblioteca são muitos os livros que falam sobre ele.

 
A ti vou transformar-te numa pequena e efémera fada. Vamos voar até ao mar para cumprires o teu sonho.
A Menina a Ler bateu palmas, riu, abraçou a fada Oriana e a escritora Sophia, que assistia a tudo, deslumbrada.

Ao entardecer, depois das despedidas, muito emotivas, saíram da água e assistiram ao espetáculo do pôr-do-sol, no mar.

Depois, abraçaram-se e a fada Oriana, com a varinha de condão da Rainha das Fadas, transformou a Menina a Ler numa poalha dourada. Com grande cuidado, recolheu-a nas suas mãos e lançou-a sobre a escultura da Menina a Ler que estava no jardim.

Na Biblioteca, quando alguém abre o livro A Menina do Mar perpassa uma fragância de maresia, é um afago da escritora a todos os que gostam do mar e da sua escrita.
Atreve-te, verás que é verdade!                                                                              
                                 

Alunos do 9.º ano, orientados pelos professores de Educação Visual





Calígramas

Calígramas, também denominados poemas visuais, são desenhos construídos com palavras soltas ou tiradas de obras literárias, de poemas… Foram, mais uma vez, os Gregos da Antiguidade que os inventaram. Na primeira parte do século XX, são redescobertos através da obra de um poeta francês, Guillaume Apollinaire, que recorre a esta técnica de escrita com a qual constrói belos poemas. Nas aulas de Educação Visual, lecionadas pela professora Carla Fonseca, os alunos do 9.º ano criaram belos Calígramas. É admirável o trabalho, a criatividade e o talento dos nossos alunos. Obrigada pela beleza que derramaram nestas páginas.








Recriar primeiras páginas de jornal...

Os alunos do 9.º ano, das turmas: A-B-C-D-E-G, nas aulas de Educação Visual, com a professora Leonor Ribeiro trabalharam, no 3.º período, o tema – Design 2D na Comunicação Visual.
Os alunos conceberam primeiras páginas de jornal com notícias verdadeiras ou inventadas. À imagem aliaram textos, alguns deles manuscritos.



O jornalismo neste país tem futuro!

Reinventar as estórias…

Os alunos do 9.º ano, das turmas: A-B-C-D-E-G, nas aulas de Educação Visual, com a professora Leonor Ribeiro trabalharam, no 3.º período, o tema – Design 2D na Comunicação Visual. Ilustraram estórias e contos tradicionais, como aqueles que aqui apresentamos.
A Águia e a Coruja, a D. Joaninha e outras figuras que povoaram a nossa infância ganharam novas roupagens e expressões.

Estão irresistíveis!


A Coruja e a Águia
Dona Joaninha




Arte polémica...

Nas aulas de Educação Visual, lecionadas pela professora Carla Fonseca, os alunos do 8.º ano das turmas E - F - G - H trabalharam um dos temas polémicos da atualidade portuguesa: a tentativa de venda, algo surrealista, dos 85 quadros de Joan Miró, espólio do BPN, na leiloeira Christie’s em Londres.







O Broas agradece a todos os alunos que realizaram trabalhos e publica os que melhor representaram e contextualizaram a ideia.


Cumpriu-se a Arte e da Beleza se fez Luz...

O grupo de Artes Visuais todos os anos embeleza a Escola com as obras de arte que os alunos do 3.º ciclo produzem nas aulas de Educação Visual e/ou Oficina de Artes. Este ano, sobressaíram pela sua beleza, qualidade e originalidade:
- as máscaras expostas no período do Carnaval elaboradas com pasta de sabão, gesso, missangas...;
- as telas e T-shirts com reproduções de obras de arte das correntes do início do século XX;
- o painel da primavera com as flores, árvores, passarinhos e borboletas de origami que alegraram, com as cores primaveris, o átrio principal da Escola;
- os livrinhos ilustrados com a história A Rã e o Escorpião que, no final apresenta uma conclusão útil: As pessoas de maus instintos injetam sempre o veneno nas suas vítimas, os mais fracos.
Todos os trabalhos elaborados integrarão uma exposição que se realizará no início do próximo ano letivo. O grupo de Artes Visuais convida toda a Comunidade escolar a visitar essa futura exposição.

Powered by Blogger