Pequenos gestos solidários...


Há quem diga que o ser humano é essencialmente individualista, mas NÓS, o 9º B, acreditamos na solidariedade e na entreajuda. Elas aparecem na forma de uma resposta a um pedido de ajuda ou de uma ajuda sem pedido; de um momento de atenção a uma pessoa perdida ou de uma conversa para acalmar o dia de alguém; em forma monetária ou num sorriso. Foi com este espírito que apelámos a toda a comunidade escolar para se envolver e comemorar o S. Martinho, que é um símbolo da solidariedade humana. Todos os que apareceram na passerelle, no dia 8 de novembro, e partilharam connosco os seus gestos solidários, receberam castanhas assadas! Vale a pena relembrar esses gestos:

- Procuro sempre a reconciliação e nunca me fico pelo perdão.
- Todas as manhãs, penso em honrar o meu nome e a minha família.
- Cedi a passagem àquele colega que, no corredor, me empurrou!
- Obrigado professores pela “paciência” que têm comigo!
- Ajudei a minha amiga a completar um trabalho de casa.
- No trabalho de grupo, preocupo-me com o colega que, por um motivo ou por outro, é sempre o último a ser escolhido.
- Voltei atrás porque me tinha esquecido de fazer o gesto da sorte da minha família.
- Tenho orgulho em trabalhar nesta Escola, temos uma comunidade escolar que se preocupa com os outros. Exemplos: a gentileza do “bom dia” trocado, o “abraço” vindo de um ou outro colega, o “hoje não estás bem!...”
- Os melhores alunos do mundo são os meus!
- Ajudei o meu colega a compreender aquele exercício dificílimo de matemática!
- Sorri para aquele colega que me buzinou porque me esqueci de fazer o pisca.
- Estudei Português com o “João” que tem dificuldades nesta disciplina.
- Incentivei a participação, na aula, do meu companheiro. Disse-lhe: “Tu és capaz!”
- Tenho um desafio diário: “Viver em harmonia comigo e com os outros!”
- Gosto de presentear os colegas com um sorriso.
Ilustrações - Beatriz Varela - 7º H

0 Response to "Pequenos gestos solidários..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger