Austeridade...

A Porto Editora promove, via Internet, a votação da palavra do ano. Pretende aferir qual  o vocábulo mais ouvido, pronunciado, mais presente na vida das pessoas.
Em 2011, ano transato, ganhou a palavra austeridade, foi escolhida por 12 000 portugueses. Políticos e comentadores usaram-na ad nauseam. O Dicionário de Língua Portuguesa  informa que austeridade é um substantivo feminino  que vem do latim austeritate, significa mortificação da carne, penitência. Disciplina rigorosa. Dureza de trato. Em suma, uma palavra muito negativa, desagradável, mete medo. A sua irmã gémea, pouco ou nada conhecida, é austereza, rima com pobreza, mas também rima com beleza...
Para aliviar o ambiente podemos afirmar que a palavra que ficou em segundo lugar foi Esperança. É, também, um substantivo feminino, mas é positiva, com ela tudo é possível, permite renascer, acreditar que melhores dias virão. A terceira palavra mais votada foi Troika. Sobre este termo, importado da Rússia, já se escreveu muito neste jornal.
Refletindo os resultados desta votação, podemos concluir que os Portugueses têm a noção da difícil realidade económico-social do país, mas acreditam no futuro. É esperançoso!
Por curiosidade acrescentamos, ainda, que no ano de 2010 ganhou a palavra vuvuzela. Muito desagradável, barulhenta, estridente. Os sul-africanos que nos perdoem.


Texto - Liliana Rocha 11.º G
Ilustração - Bárbara Taveira - 9.º B

0 Response to "Austeridade..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger