Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário


Nos dias 20 e 21 de maio, as alunas Renata Gaspar e Rita Simões, deputadas representativas do círculo eleitoral de Vila Real, acompanhadas da aluna Sofia Lopes, como jornalista, e do professor Pedro Areias, deslocaram-se à Assembleia da República para participarem em mais uma edição do projeto Parlamento dos Jovens, focado na temática das alterações climáticas.
A tarde iniciou-se com a participação nas comissões parlamentares, onde foram discutidas as medidas dos projetos de recomendação dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Vila Real, bem como da região autónoma dos Açores, e, de seguida, escolhidas as propostas mais adequadas para a construção do projeto-base a apresentar aos restantes deputados da Assembleia da República. Devido a diversos imprevistos, a comitiva do distrito de Vila Real apresentou-se aos trabalhos muito após o seu começo, sendo altamente prejudicada. Esta situação suscitou um debate acerca dos problemas enfrentados pelas regiões do interior, particularmente do Interior Norte. Mais tarde, os jornalistas tiveram direito a uma visita guiada pelas instalações do Parlamento. O dia terminou com um divertido espetáculo na sala dos Passos Perdidos e um agradável convívio nos jardins, através de uma iniciativa de street food, com diversas escolhas para os presentes.
O dia seguinte foi marcado pelo debate das propostas apresentadas pelas quatro comissões parlamentares, conseguido graças à eliminação ou alteração das múltiplas propostas. Houve igualmente espaço para uma sessão de questões aos deputados dos diferentes grupos partidários, da parte da manhã, incidindo em temas tão díspares como os desafios colocados à educação, a corrupção e os problemas ambientais. Neste período de tempo, os jornalistas disfrutaram de uma conferência de imprensa com o Presidente da Comissão da Educação e Ciência, Alexandre Quintilha.
Após o almoço foram prosseguidos os trabalhos matinais e votadas as medidas que constariam no projeto a apresentar aos deputados da Assembleia da República. Diversos discursos emotivos de despedida foram proferidos por todos os círculos eleitorais, pois muitos dos deputados, como foi o caso de Vila Real, encontravam-se no seu último ano do secundário.
Foram assim passados dois dias de muita aprendizagem, convívio e divertimento.
A jornalista, Sofia Lopes, 12.º G

0 Response to "Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário"

Enviar um comentário

Powered by Blogger