A Minha Escola...

A Minha Escola - Primeira Geração

A Escola tem 50 anos de existência o que permitiu educar e formar três gerações. O Broas foi à procura de alunos cujos pais e avós aqui tivessem estudado. Identificámos vários casos, mas, por falta de espaço,  pedimos apenas a uma aluna e à sua família que testemunhassem a sua passagem por esta Escola.
 
António Durão do Amaral 
67 anos - reformado (restauração) 
Estudou sete anos na Escola S. Pedro (cinco anos no anterior edifício e dois anos no actual)
Comecei por estudar no edifício antigo da São Pedro em 1956, passado cinco anos, mais tarde, passei para o novo edifício onde estudei durante dois anos, no curso industrial. A escola, como a conhecemos hoje, não existia na minha altura, havia um respeito enorme pelo professor, por exemplo, quando o professor chegava, a turma tinha de se levantar e só se sentava quando o professor autorizasse, não havia qualquer tipo de falta de respeito ao professor, havia uma certa distância entre aluno e professor.
Os professores que mais me marcaram, pela positiva, foram o professor de Tecnologia, Engenheiro Vaz Osório, e a professora Noémia Sampaio, de Português. Eram bons professores, muito empenhados, preparavam bem as aulas, que funcionavam muito bem. Interessavam-se pela aprendizagem dos alunos.
Na minha altura existiam torneios de andebol e basquetebol contra as outras escolas, eu adorava! O balanço que eu faço da minha vida estudantil nesta escola é muito bom, adquiri muitos conhecimentos que me ajudaram na minha vida, fiz muitas amizades que me ajudaram e que ainda hoje mantenho.

A Minha Escola - Segunda Geração
Marco Carlos Barbosa do Amaral
41 anos - curso de Educação Física incompleto
Comecei a estudar nesta Escola no ano de 1985 com 16 anos, estudei nesta escola 3 anos. Na altura a relação dos alunos com os professores era uma relação com muito respeito.
Houve muitos professores da Escola S. Pedro que me marcaram, mas a que mais me marcou foi a Professora de Geografia, Conceição Rodrigues, que tinha grande simpatia e carinho pelos alunos, mesmo pelos de Desporto, que eram “terríveis”.
Dos funcionários tenho, igualmente, boa recordação de todos, mas aquele com quem simpatizava mais era o Senhor Libório, que está na portaria e controla as entradas e saídas na Escola. Ele gostava de nos acompanhar quando íamos jogar com as outras escolas e dava conselhos. A Festa das Broas era o ponto alto do ano. Durante as Broas os alunos davam concertos, faziam teatros, havia torneios entre as turmas, entre muitas outras actividades. Eu participava nas provas desportivas. A minha vida estudantil nesta escola foi óptima, pois aprendi muito e fiz muitas amizades que ainda hoje mantenho.

A Minha Escola - Terceira Geração
                                                                                                                                   
Erica Miranda Amaral 
14 anos - natural de Vila Real
Estudante - três irmãos (os gémeos de 3 anos e o pequenino de um ano)
gosta de tocar guitarra, de acampar e de brincar com os irmãos.

Comecei a estudar nesta Escola no ano passado, quando tinha 12 anos. Escolhi esta Escola porque é muito perto da minha casa, venho a pé e os meus amigos e colegas dos 1.º e 2.º ciclos vieram, também, para aqui estudar.
Custou adaptar-me ao espaço, a Escola Diogo Cão, onde fiz o 2.º ciclo, funciona em edifícios de um piso só, tendo as salas porta para o exterior, não havia escadas, nem corredores, nem empurrões,… aqui há mais alunos. Os “grandes”, os do Secundário, não são muito visíveis pelo facto de eles terem mais aulas de manhã e nós, o 3.º ciclo, de tarde.
A nível de estudo também foi uma grande mudança, há mais disciplinas, mais professores, mais trabalho, mais exigência. Eu estou aqui há relativamente pouco tempo, por isso ainda ninguém me marcou, mas já conheci muitas pessoas que me ajudaram.
Gosto das actividades que a Escola propõe e procuro participar nelas. Entre aquelas em que participei destaco as Olímpiadas do Ambiente e o Projecto Parlamento dos Jovens.  Ambas foram experiências positivas. Pelo segundo ano, formei lista e participei em todas as fases do projecto do Parlamento dos Jovens - sessão escolar - sessão distrital e este ano, com grande alegria, também estive na sessão nacional. Nos dias 2 e 3 de Maio, fomos a Lisboa, à Assembleia da República, para a terceira e última fase do Projecto, a sessão nacional. Gostei de tudo, foi uma experiência incrível.
No sábado, dia 4 de Junho, participei com outros colegas nas Comemorações do Cinquentenário da Escola neste edifício. Tocámos guitarra e cantámos a canção A Fisga, dos Rio Grande. Foi bonito e os ensaios foram divertidos.
Na Festa das Broas gosto do concurso de talentos e das actividades desportivas. O pouco tempo que eu passei nesta Escola não me permite fazer um balanço definitivo, mas, se tudo continuar assim, acho que vai ser um percurso bom, com mais altos do que baixos.

0 Response to "A Minha Escola..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger