A Cidadania – Uma prioridade na agenda escolar

A Educação para a Cidadania constitui, nos tempos de hoje, um desafio e um compromisso para todos os responsáveis na formação dos públicos escolares.
Trata-se de um desafio, que embora pareça consensual na sociedade portuguesa, cria ainda algumas resistências, confundindo-se, não raro, “formação” com “formatação” dos nossos jovens
De facto, formar verdadeiramente as novas gerações é, acima de tudo, fomentar o desenvolvimento moral e cívico dos nossos alunos, despertar em cada um deles o raciocínio crítico e prepará-los para uma intervenção mais ativa e responsável na sociedade civil.
A escola pública que, por definição, acolhe todos os alunos, é assim um pilar incontornável e fundamental de socialização pública da criança, pois deve assumir-se como um espaço privilegiado de educação para a cidadania, um lugar onde se cultiva o respeito pelo outro e onde se aprende a viver juntos.
Sabemos que a educação para a cidadania comporta novas exigências, em particular, no que toca ao trabalho do professor que deve privilegiar a promoção de ambientes educativos capazes de educar alunos no contexto do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e contribuir com eficiência, eficácia e qualidade para a mudança que vai acontecendo na sociedade.
Trata-se, pois, de construir diariamente práticas capazes de desenvolver competências para o exercício de uma cidadania responsável, orientada para a procura do bem comum e para a construção de um mundo mais justo, equilibrado e equitativo. Neste sentido, cada sala de aula, na sua diversidade, deve ser uma autêntica lição de humanidade.
Num momento em que finalizamos mais um novo letivo marcado por muito trabalho, algumas mudanças, inúmeras dificuldades, muitos desafios, mas também muitas alegrias… felicito e agradeço o empenho, profissionalismo, competência e dedicação de todos os atores educativos à causa comum que é a Educação dos nossos jovens.

Grata a TODOS!

Tenham umas excelentes férias!


A Vossa Diretora
Rita Mendes




O Broas

0 Response to "A Cidadania – Uma prioridade na agenda escolar"

Enviar um comentário

Powered by Blogger