Notícias de redes sociais - Bibliotecário português no top 50 do Twitter

Para conhecermos melhor o tema Redes Sociais fizemos pesquisas, não só nas revistas da especialidade, mas também nos jornais nacionais e locais. A notícia que aqui reproduzimos saiu no jornal Público, página 15, de sexta-feira, dia 1 de Abril de 2011. Será mentira? Nãããão! Escolhemo-la porque é referente ao tema que estamos a trabalhar e é uma notícia positiva, o que a torna duplamente rara.
O início do texto é elucidativo do teor da notícia: “A revista Time publicou uma lista das 140 pessoas mais interessantes do Twitter e entre elas surge apenas um português, José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Gulbenkian.” Continuando a leitura ficamos a saber que este notável português está, como se diz no título, no top 50.
Para conhecermos os motivos que conduziram à sua selecção, prosseguimos a leitura e descobrimos que “ actualiza várias vezes ao dia o seu Twitter com todo o tipo de notícias sobre literatura, desde os mais variados prémios literários à informação sobre as tecnologias mais avançadas na área.” Este excerto esclarece-nos, também, sobre funções que as redes sociais podem desempenhar para divulgar a literatura, as bibliotecas, os livros.
Nesta época tão depressiva, em que se perspectivam anos difíceis para o nosso país, é bom verificar que há portugueses que são valorizados no estrangeiro e, neste caso, por uma revista que tem divulgação e prestígio mundiais.
Não sabíamos, mas as professoras informaram-nos, que a comparação “José Afonso Furtado é o Borges do Twitter”  em que  o Director da Biblioteca de Arte da Gulbenkian é cotejado com o escritor argentino Jorge Luís Borges, que também foi director de uma biblioteca, é um grande elogio. As redes sociais, ao contrário da ideia feita que corre por aí, podem incentivar a leitura e desenvolver o amor pelos livros. Time dixit!

                                                                               Ana Luís Rodrigues e Sara Cibrão Lopes - 10.º G

0 Response to "Notícias de redes sociais - Bibliotecário português no top 50 do Twitter"

Enviar um comentário

Powered by Blogger