Ler e comentar o que os outros, mais avisados, escrevem: Artigo da revista PC GUIA

Revista informática PC Guia
 Fevereiro de 2011
Escrevo este artigo com base num outro, com maior conhecimento do tema, como é óbvio, que li na edição de Fevereiro de 2011 da revista de informática PCGuia. Gostei da imagem utilizada na capa e repetida na página 28, onde começa o artigo. Nela vemos pessoas com diferentes características e diversas idades, unidas por uma rede social. Podemos ver nela uma metáfora e ver que as redes sociais são como o amor, não escolhem idades, raças ou credos. Será assim? Talvez não!
As redes sociais estão aí, de modo definitivo, não dá para ignorar ou passar ao lado. São veículos de informação, local de partilha de fotografias, pensamentos, opiniões. São mais rápidas que a televisão a dar conta do que se passa no Mundo.
O artigo, assinado por João Trigo, analisa as maiores redes sociais e evidencia as suas principais características e vantagens.
A primeira é o Facebook, denominada O Gigante, à data deste artigo tinha mais de 500 milhões de utilizadores, é a maior rede social do Mundo. Vale a pena explorar os milhares de jogos que disponibiliza, entre os quais se destaca o famosíssimo Farmville, mas há outros. Utilizando as ferramentas adequadas, no caso dos adultos, é possível encontrar colegas de escola que não vemos há muito tempo.
A segunda rede social é a Linkedin, aqui apelidada de A Profissional. Está direccionada para gerar e expandir negócios. A sua homepage é visitada por mais de 560 mil profissionais, por dia. Pode exportar, para o Mundo inteiro, o seu currículo através dela.
O Twitter é a terceira rede a ser focada, sendo designada de O Imediato. É uma rapidíssima fonte de informação. Qualquer dúvida que possa ter é prontamente esclarecida por uma imensidão de pessoas.
A última a ser analisada é a HI5, classificada como A Vaidosa, devido ao facto de ter nascido para partilhar fotografias. Evoluiu e, na actualidade, é muito popular entre os cibernautas mais novos e está disponível em 24 línguas.
Na última página deste artigo, página 38, são referidas outras redes sociais menos conhecidas, num total de nove - FLICKR - FOURSQUARE - RAYLEAGUE - HABBO - MARKUPSOCIAL - MYSPACE - PLAXO - SOCIALAICOS - ADDEGA.
Descobri muita coisa que não sabia sobre redes sociais. Considero que o artigo é muito útil para quem não sabe muito sobre o tema e quer aprender. A linguagem utilizada é clara, há, no entanto, vocabulário em inglês técnico que não é fácil dominar. Os quadros e esquemas inseridos permitem uma leitura mais pormenorizada e acessível. O “calcanhar de Aquiles” das redes sociais não foi esquecido. É esclarecedor! Recomendo!

                                                                                                  
Carolina Novo - 10.º G

0 Response to "Ler e comentar o que os outros, mais avisados, escrevem: Artigo da revista PC GUIA"

Enviar um comentário

Powered by Blogger