O Portugal que Eu sinto...

Os Portugueses são os maiores críticos de si mesmos. Parece fazer parte da genética nacional a queixa e a visão negativa de tudo o que é português. Este fenómeno deve ser hereditário e é transversal a todos os grupos sociais. Os meios de comunicação contribuíram para este estado de espírito ao darem relevância desmesurada, quase que exclusiva, às más notícias e ignorarem e desprezarem as boas notícias.



No entanto, nos últimos tempos, constatamos que há uma preocupação em mudar. Há maior sensibilidade, procura-se incentivar e estimular a sociedade. Ninguém vive sem esperança. A divulgação de casos de sucesso e êxitos dos Portugueses, quer no país, quer no estrangeiro, está mais presente nos nossos meios de comunicação. Um grupo de jovens, usando os novos meios de comunicação, criou um programa de Boas Notícias. E há muitas: o sucesso de Joana Vasconcelos em Versalhes; o sucesso da pintora Paula Rego; os prémios dos realizadores João Salaviza, Jorge Pelicano e Salomé Lamas; os prémios e exemplo de Manoel de Oliveira que aos 104 anos ainda realiza filmes; os prémios de escritores e cientistas portugueses; alguns cursos superiores portugueses considerados dos melhores da Europa; a tecnologia exportada para grandes empresas, inclusive para a NASA…
Uma das últimas boas notícias foi a compra que o British Museum, em Londres, fez de três coleções de ourivesaria portuguesa, à Ourivesaria Eleutério da Póvoa de Lanhoso, para exposição permanente e venda. A ourivesaria portuguesa é das melhores do Mundo! Mas não só, muitos outros produtos portugueses são excelentes: azeite; vinho; peixe; marisco; cortiça; têxteis do lar; calçado; sabonetes… umas amigas, portuguesas, criaram uma empresa de fabrico de roupa infantil e põem na etiqueta Made with love in Portugal. Que coisa linda! São um sucesso a nível nacional e internacional.
São os estrangeiros quem mais reconhece os nossos aspetos positivos. Alex Ellis, que foi muitos anos embaixador em Portugal, escreveu sobre os nossos pontos fortes. Nutre uma grande admiração pelo país e, sobretudo, pelas mulheres portuguesas que considera muito corajosas e com uma noção de família única. Casou com uma portuguesa. Segundo ele, Portugal é um dos melhores países do Mundo para se ser criança e jovem. As famílias protegem e acarinham, de modo exagerado, segundo alguns, os mais novos.
Querendo contribuir para esta corrente positiva, na qual acreditamos, pedimos às colaboradoras permanentes para escreverem e desenharem o que mais gostam em Portugal.


A Coordenação


0 Response to "O Portugal que Eu sinto..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger