Promontório...

A Língua Portuguesa é uma língua bela, uma língua única, com as suas raízes latinas, dos fortes e poderosos romanos, que o Mediterrâneo dominaram. Tem a herança dos frios e nórdicos bárbaros, povo belígero mas destemido, vindo das míticas auroras. Guarda também as palavras do oriente, com sabores a deserto e especiarias, vindas da “Maura” gente.
Desta minha Língua tão amada e variada, vê-se a grandiosidade de um povo que outrora fora poderoso, subjugando tudo à sua vontade e força, à sua coragem e ousadia. Um povo que dominou Calisto e governou as suas águas, expandindo as terras de um Império que pelos séculos durou! Mas tal povo caíu, as aras que o suportavam desabaram, caíram no esquecimento… Aquele povo que um dia fora admirado e poderoso rendeu-se à fatalidade do destino. Felizmente, sobrevive em nós, Nós, os sobreviventes, a herança, os que não deixam a Morte apoderar-se de tal povo, de tais heróis!
Os sons também perduram. Da minha Língua ouvem-se os gritos de euforia e de excitação, bradados aos céus orgulhosamente, sem temor, desafiando os deuses, cuja força era semelhante à lusitana! Por outro lado, ouvem-se mães a carpir, a chorar, filhos erguendo as mãos ao céu e rezando a plenos pulmões! Aqueles que não voltaram, que deixaram cicatrizes em terra, que por tempos foram apagados… A dor é sempre maior para os que ficam, incertos do destino dos amados.
Todos estes acontecimentos, de guerreiros e povos, uma vez grandiosos, os que partiram para expandir a Pátria, os que não voltaram, os desconhecidos, os sem nome, que deram o corpo e a alma por este empreendimento, são imortalizados. A Língua e as palavras duram mais que os homens, persistem. Mudam e evoluem, como as condições o obrigam, como o ser humano, ansioso por mais, sedento de mais.
A Língua Portuguesa é bela, é única e perfeita, é duradoura, com os cheiros, sabores, sensações latinas, celtas, nórdicas e mouras. A Língua faz parte de nós, é a herança Portuguesa para o mundo, juntamente com todas as suas obras.

Ricardo Peres | 9. º B


0 Response to "Promontório..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger