Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Menção Honrosa - Reportagem 2012...



Os seis alunos premiados e os senhores deputados que discursaram

Andava eu, alegre e contente, a organizar a lista para o Parlamento dos Jovens 2013, eis senão quando, recebo a boa nova de que a reportagem que realizei, no ano letivo anterior, tinha recebido uma menção honrosa. Fiquei feliz e surpreso, eram muitas as reportagens em concurso, 37 para ser mais preciso.
Pela primeira vez a Assembleia da República decidiu fazer uma cerimónia de entrega dos prémios. Entusiasmado, prontifiquei-me logo para ir a Lisboa e estar presente nesse acontecimento. Quarta-feira, dia 28 de novembro, acompanhado da Professora responsável pelo Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, rumei à capital, à Assembleia da República. Foi um longo e extraordinário dia. A cerimónia estava integrada na ordem de trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e Cultura. As seis escolas premiadas, três do Ensino Básico e três do Ensino Secundário, estavam todas representadas. Antes de entrarmos, a Senhora Deputada Manuela Tender, eleita pelo Círculo Eleitoral de Vila Real, veio ter connosco e disse que estava muito feliz por a nossa Escola pertencer ao Círculo Eleitoral que ela representava. Foi muito simpática e agradável. Sentámo-nos à mesa com os senhores deputados e nos 2/3 minutos que me foram concedidos para falar, disse:
Boa tarde Excelentíssimo Senhor Presidente e excelentíssimos senhores deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, senhores responsáveis pelo Parlamento dos Jovens, senhores professores e alunos, minhas senhoras e meus senhores:
- em nome da Escola S. Pedro de Vila Real, onde estudo, em nome da Professora dinamizadora do Parlamento dos Jovens, na minha Escola e, em meu nome pessoal, quero agradecer a menção honrosa com que distinguiram a nossa reportagem.
Em maio deste ano, neste edifício, exerci a função de repórter durante dois dias. Gostei e aprendi muito. Foi a primeira vez que entrei na Assembleia da República que já conhecia das conversas  com o meu avô materno, que foi deputado na década de 80. O funcionamento da democracia portuguesa tem nesta casa a sua base mais sólida. Sendo a democracia “O governo do Povo, pelo Povo e para o Povo” como afirmou o presidente Abraham Lincoln, os senhores deputados, provenientes de todas as regiões do país, são quem melhor conhece a realidade dos eleitores que representam.
Acredito na vontade de servir o país de todos os que exercem a função de deputado. Atravessamos um momento difícil como muitos outros na nossa longa História de quase nove séculos. Tenho fé nos Portugueses e nos seus políticos. Sei que todos juntos vamos construir um futuro comum mais próspero e ultrapassar a crise. Viva Portugal.

Quando acabei, todos bateram palmas e o Senhor Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura comentou: O teu avô ensinou-te bem a lição!
No final, um deputado, não consegui saber o nome, perguntou-me como se chamava o meu avô que tinha sido deputado. Quando o esclareci afirmou: O teu avô foi meu professor de Filosofia, na Guarda. O Mundo é pequeno e Portugal mais ainda.
Conclusão - Já gostava muito do Parlamento dos Jovens, mas agora gosto mais.

O momento solene e bem disposto da entrega do prémio

João Caramelo Soares - 8º B - repórter por mais um dia

P.S. - Eu e a Professora que me acompanhou agradecemos a simpatia e gentileza com que todos nos receberam na Assembleia da República e a boa vontade da Direção da Escola que permitiu a nossa presença neste evento.

2 Response to "Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Menção Honrosa - Reportagem 2012... "

  1. Anónimo says:

    Parabéns João!
    Diana Almeida.

    Anónimo says:

    Parabéns, mais uma vez, caro João!
    Agradeço as tuas simpáticas palavras e felicito-te pela merecida distinção, pelo texto e pela presença e discurso na Assembleia da República.
    Cultiva sempre este gosto pela participação cívica e política!
    Desejo-te os maiores sucessos pessoais e académicos.
    Beijinho!
    Manuela Tender

Enviar um comentário

Powered by Blogger