A Língua Portuguesa - Falada - Escrita - Amada…

Há palavras positivas e palavras negativas. Há palavras femininas e palavras masculinas. Há palavras alegres e palavras tristes. Há palavras bonitas e palavras feias. Há palavras grandes e palavras pequenas. Há palavras eruditas e palavras populares. Há palavras complicadas e palavras simples. Há palavras estranhas e palavras familiares. Há palavras difíceis e palavras fáceis. Há palavras doces e palavras amargas. Há palavras divertidas e palavras sisudas. Há palavras de que gostamos e palavras de que não gostamos.
Os alunos do 8.º A deram a sua opinião e mostraram a sua afetividade sobre algumas das 600 mil palavras da Língua Portuguesa.

Amo a palavra Amor. Odeio a palavra Ódio. Não entendo a possibilidade de alguém odiar a palavra Amor e de amar a palavra Ódio.

A palavra Mar/mar é bonita. Gosto dela! Mar com maiúscula tem um M que lembra duas ondas cavadas de um mar tempestuoso, encapelado. O m minúsculo são duas ou três, se manuscrito, ondinhas de um mar manso, bonançoso. É uma palavra  arejada e com odor a maresia.

Férias é a minha palavra preferida da Língua Portuguesa. Significa tempo de descanso, de relax, sem stress. Posso fazer apenas o que me apetece, sem horários, sem tarefas para realizar. Tenho uma opinião muito positiva sobre esta palavra. Faltam três meses para as Férias Grandes. Já tinham pensado nisso?

A palavra Liberdade é a mais bela. Ninguém é feliz quando não tem Liberdade. O nosso país viveu muitos anos sem ela, mas a Revolução dos Cravos de 1974 devolveu a Liberdade a todos os Portugueses e o país, alegre, festejou.

A palavra ignorância é terrível, medonha. Nela desenvolvem-se coisas muito más como a intolerância, fanatismo, extremismo... Não tem nada de bom esta palavra.

Esdrúxula é uma palavra difícil, estranha e feia. É muito difícil de pronunciar, aliás, todas as palavras esdrúxulas são difíceis de pronunciar. Abaixo as esdrúxulas!

Não gosto e tenho medo da palavra mentira. É muito negativa, complicada e conflituosa. Ela traz infelicidade, lágrimas, separação entre amigos, familiares, namorados… Não devia existir a palavra nem o ato que representa.

Há frutos que têm vários nomes. O damasco é também chamado de alperce, chabacano e, aquele que eu mais gosto, albaricoque. É uma palavra muito engraçada.

Filho/a deve ser a palavra mais doce para as mães. Mãe deve ser a palavra mais doce para os filhos. Será? Nem sempre!

 Alunos do 8.º A


0 Response to "A Língua Portuguesa - Falada - Escrita - Amada…"

Enviar um comentário

Powered by Blogger