Nascimento e Evolução da Língua Portuguesa...

Eduarda Dinis - Inês Alves  - Inês Matos |  12.º B


A Língua Portuguesa resulta de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por soldados e colonos romanos desde o final do século III a.C.. Esta língua que nos une tem, também, influências de outros idiomas de povos que por aqui passaram. No século V, após a queda do Império Romano e as invasões bárbaras, o Português desenvolveu-se como um dialeto românico, denominado galego-português, distinto de outras línguas românicas ibéricas. Aparece em documentos escritos desde o século IX e atingiu maturidade no século XIII, com as primeiras obras literárias. O Português divide-se em Português Antigo, que corresponde ao período trovadoresco, que se prolonga até à segunda metade do século XV e ao Português Moderno subdividido em Pré-clássico - Clássico e Contemporâneo.

Principais etapas da construção da Língua Portuguesa

218 a. C. - Chegada dos Romanos à Península Ibérica, no contexto da II Guerra Púnica que os opôs a Cartago. Roma vai impor aos povos conquistados a sua cultura e a sua língua - o Latim.

410 - Chegada doSuevos à Península Ibérica e a sua fixação na Galécia.

411 - 711 - Chegada e fixação dos Visigodos na Lusitânia.

711 - 1249 - Conquista e fixação no território português (atual) dos Árabes.

1143 - Assinatura do tratado de Zamora que confere o título de rei a D. Afonso Henriques, no dia 5 de outubro deste ano.

1214 - Testamento de D. Afonso II marca o nascimento oficial da Língua Portuguesa, porque é o primeiro documento régio nela escrito.

1290 - O rei D. Dinis decreta que o Português seja a língua oficial do reino de Portugal, a língua que deve ser falada na corte.

1296 - O Português, por ordem de D. Dinis,  foi adotado pela chancelaria régia e passou a ser usado na redação das leis e pelos notários.

1516 - É publicado o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, que é considerado o marco do fim do Português arcaico.

1536 - A normatização da língua foi iniciada com a criação da primeira gramática, a Grammatica da lingoagem portuguesa, do frade dominicano Fernão de Oliveira, em Lisboa. 

1540 - João de Barros, funcionário da coroa e tesoureiro da Casa da Índia, publicou a Gramática da Língua Portuguesa para ajudar ao ensino da língua. É considerada a primeira obra didática ilustrada no mundo.

 1572 - Publicação de Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, considerada a maior obra da Literatura Portuguesa.

1576 - Duarte Nunes de Leão é o grande pioneiro no estudo da ortografia portuguesa ao escrever a obra Orthographia da lingoa portuguesa.

Séculos XV e XVI - A expansão da era dos descobrimentos teve como consequência  que a Língua Portuguesa deixasse de decorrer exclusivamente em Portugal e passasse a abranger o Português Europeu e o Português Internacional.

1911 - Primeira Reforma Ortográfica realizada pela Primeira República Portuguesa.

1931 - 1945 - Acordos Ortográficos entre Portugal e o Brasil.

1990 - Tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, assinado por representantes de AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePortugal e São Tomé e Príncipe.

1996 - Criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visando aumentar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países lusófonos.
 
Pesquisa realizada pelos alunos do 8.º B


0 Response to "Nascimento e Evolução da Língua Portuguesa..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger