Para assinalar A República na Escola...

Foram muitas as actividades comemorativas do Primeiro Centenário da República na nossa Escola.
         Um grupo de alunos do 8.º B vestiu a escultura da menina que adorna o jardim da entrada com os símbolos republicanos. Ficou muito bonita e alegre com o barrete frígio, o pique, as grilhetas partidas e as cores nacionais e republicanas.
         As alunas - Bárbara - Beatriz - Carolina - Catarina Inês Daniela - Juliana - do 8.º B construíram, nas férias do Verão, um livrinho alusivo à República, a sua história e símbolos. Trajadas a rigor, a Catarina representando a Democracia, a Bárbara, a República e a Inês Daniela, a  Monarquia, fizeram a primeira leitura pública da sua obra intitulada Dona República e Dona Democracia -  uma longa e feliz amizade.



       Os alunos do 12.º ano, do Curso de Humanidades, recriaram a implantação da República em Vila Real. Ouviu-se o rufar dos tambores, viram-se cartolas majestosas, fatos negros e sérios, camisas brancas e barbas cerradas e negras.
         Num momento solene evocaram-se os nomes dos grandes republicanos vilarealenses como Adelino Samardã, primeiro governador-civil republicano do distrito de Vila Real.



       A Escola vestiu-se com as cores verde e vermelha. Nas portas de todas as salas afixaram-se bandeirinhas feitas pelos alunos nas aulas de Educação Visual e acompanhadas pelas palavras Viva a República.
        Um grupo de alunos do 8.º B - Bárbara - Beatriz - Carolina - Daniela Pereira - Pedro - fizeram os retratos dos presidentes da Primeira República e traçaram breves biografias de cada um deles. Estes trabalhos formaram um dos núcleos da Exposição da República.

          Outro núcleo da Exposição dava a conhecer  pormenores e “pormaiores” da Implantação da República através de fotografias da época e documentos republicanos.
         Reproduziram-se artigos de jornais nacionais e locais relativos aos primeiros tempos da República. Conheceram-se cartazes de Stuart de Carvalhais, um notável filho desta cidade de Vila Real. Pessoas houve que, generosamente, disponibilizaram espólios fotográficos de família os quais enriqueceram a informação que esteve disponível no átrio principal da escola.

        A actividade que encerrou as comemorações foi a palestra a duas vozes, a do professor Ribeiro Aires e do Doutor Pedro Ramos, sobre a República e Bernardino Trindade Chagas, republicano e director desta Escola. O Prof. Aires debruçou-se sobre as figuras e acontecimentos republicanos da região transmontana e, em particular, de Vila Real. Os seus conhecimentos estão registados nos dois livros que publicou, este ano, sobre a Primeira República.



 

0 Response to "Para assinalar A República na Escola..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger