Li, Gostei e Recomendo - Orgulho e Preconceito...


 
Capa do livro Orgulho e Preconceito

Nas férias de Natal, dediquei, muito do meu tempo, à leitura, atividade de que gosto. Entre os livros que li, está   Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, escritora inglesa dos finais do séc. XVIII e inícios do séc. XIX.

Jane Austen - escritora britânica dos séculos XVIII e XIX

 A ação desta obra desenrola-se em Hertfordshire, uma localidade fictícia, que segundo a autora, se situaria perto de Londres.
A protagonista deste romance é Miss Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas do casal Bennet, e é o seu ponto de vista, o seu  olhar sobre a alta sociedade inglesa da altura, que é mostrado. O orgulho e o preconceito estavam presentes na educação, cultura, moral, casamento, todas as relações interpessoais dos membros da aristocracia inglesa desses tempos.
Elizabeth apresenta-nos uma sociedade extremamente fútil, em que só o luxo e uma boa posição social, condição esta obtida, com frequência, através de um bom casamento, eram importantes.
A vida das cinco filhas do casal Bennet é profundamente alterada após a chegada de Mr. Charles Bingley à localidade. Mr. Bingley veio acompanhado do seu fiel amigo Mr. Fitszwilliam Darcy, um homem de grande importância social e financeira, cujo carácter severo e orgulhoso chamaram a atenção da jovem Elizabeth, inicialmente de uma forma negativa.

Darcy e Elizabeth viverão um romance marcado por mal-entendidos, desencontros e preconceitos, mas no final tudo isto é ultrapassado pela única coisa que consegue derrubar todas as barreiras sociais, todos os dogmas e juízos de carácter pré-concebidos: o amor.
A mensagem deste livro permanece atual, o que justifica o seu sucesso. Foi adaptado ao cinema e a uma série televisiva que tem, no papel de Darcy, um ator excelente, muito conhecido e  que muito aprecio, Colin Firth.
Termino com uma nota importante - 2013 é o ano do Bicentenário da publicação deste livro que, no entanto, foi escrito anos antes, mas demorou a ser publicado. Os editores não gostaram dele. Quem diria!

Ana Rodrigues 12.º G

0 Response to "Li, Gostei e Recomendo - Orgulho e Preconceito..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger