MatCake 2011

O MatCake 2011 é um concurso de bolos cuja decoração tem que ser alusiva à Matemática.        
Participaram alunos do 8.º e 9.º anos, em grupos de, no máximo, quatro elementos.
As inscrições foram entregues até ao dia 1 de Abril de 2011, ao professor de Matemática de cada turma. A actividade decorreu dia 5 de Abril. Inscreveram-se 38 equipas, mas só 19 apresentaram, na fase final, um bolo a concurso.
As equipas cumpriram as regras estipuladas e demonstraram criatividade na realização e decoração dos seus Bolos Matemáticos.
A organização deste MatCake pretendia alcançar os seguintes objectivos:
- desenvolver o gosto pela Matemática;
- criar uma oportunidade para, num são convívio, os alunos falarem e comunicarem matematicamente;
- despertar a curiosidade e criatividade matemática, contribuindo assim para que os alunos encarassem as possibilidades lúdicas da Matemática e a sua utilidade quotidiana, visível na resolução de “pequenos” problemas.
Esta actividade realizou-se na “Passerele” da Escola, onde foram expostos os bolos dos participantes, para serem observados e avaliados por um Júri, tendo cada um dos jurados, votado nos três bolos preferidos. Fizeram parte do Júri, elementos da Direcção, Professores do grupo disciplinar de Matemática e funcionários, não docentes, da Escola. Na escolha dos bolos vencedores (1.º, 2.º e 3.º lugares), tiveram-se em conta dois critérios -  criatividade e qualidade.
Os prémios ficaram assim distribuídos:
1.º Prémio - Equipa π Girls – 8.º F
       2.º prémio -  Equipa High School Cake – 8.º B
         3.º Prémio - Equipa Matcakers – 9.º C
Conhecidos os vencedores, realizou-se um lanche-convívio, onde participaram as turmas que concorreram, mediante uma escala pré-definida.
As funcionárias da cantina estiveram envolvidas nesta actividade com a realização de um grande bolo “matemático”, que foi servido à Comunidade Escolar.  
Os alunos participantes mostraram entusiasmo, contagiaram todos com a sua alegria e criatividade, e proporcionaram a toda a Comunidade Educativa presente, um verdadeiroBanquete Matemático. Valeu a pe

0 Response to "MatCake 2011"

Enviar um comentário

Powered by Blogger