Portugal e o Mundo em 1961

Cronologia - 1961
  
12 de Janeiro - Assalto ao paquete Santa Maria em Curaçao, no mar das Caraíbas, pelo comando único do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação, na operação Dulcineia, organizada pelo capitão Henrique Galvão com um grupo de 23 homens. O principal objectivo é denunciar o carácter ditatorial e antidemocrático do Estado Novo. A tutela política deste acto é do general Humberto Delgado. O nome do navio é rebaptizado de Santa Liberdade. O sequestro terminou com a entrega do navio às autoridades brasileiras, no início de Fevereiro. Delgado e Galvão receberam asilo político no Brasil.
  
4 de Fevereiro - Nacionalistas angolanos atacaram, em Luanda, a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a Emissora Oficial de Angola. O funeral das vítimas policiais deu origem a violentas perseguições e matanças em vários locais da cidade. Começava a guerra colonial que se estenderia a Moçambique e à Guiné-Bissau. Esta guerra obrigou ao envio de grandes contingentes militares cumprindo o desígnio de Salazar: “Para Angola, rapidamente e em força!” A guerra colonial só terminou em 1974/1975.
 
12 de Abril - O cosmonauta soviético Yuri Gagarine, a bordo da nave Vostok I, faz o primeiro voo orbital de 108 minutos, tornando-se no primeiro homem no espaço. Este acontecimento é um marco importante na exploração do espaço que possibilitará, em 1969, a chegada do Homem à Lua, na missão Apolo XI.
23 de Maio - Eusébio da Silva Ferreira estreia-se como jogador no Benfica, num jogo amigável contra o Atlético, no qual, Eusébio marcou 3 dos quatro golos.
31 de Maio - O Benfica conquista a sua primeira Taça dos Campeões Europeus ao derrotar, na final, o Barcelona com o resultado de 3 - 2.
  28 de Maio - inicia-se a divulgação da campanha da Amnistia Internacional. Este organismo foi criado por Peter Benenson, advogado britânico, depois de ter lido a notícia que dois estudantes portugueses foram condenados a 7 anos de prisão por terem feito, em público, um brinde à liberdade. A Amnistia Internacional denuncia a violação dos direitos humanos  no Mundo. Todos os anos publica uma lista negra com os países onde esses direitos não foram respeitados no ano anterior.
1 de Agosto - As autoridades do Daomé, actual Benim, exigem aos dois representantes portugueses que abandonem o Forte de S. João Baptista de Ajudá. A mando de Salazar, o Forte é incendiado. Começávamos a perder o império.
 13 de Agosto - O Muro de Berlim começa a ser construído na madrugada deste dia para estancar a deslocação massiva de pessoas da RDA para a RFA. O Muro terá 66,5 Km de gradeamento metálico, 302 torres de vigia, 1127 redes metálicas electrificadas e com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Muitas pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas ao tentar atravessá-lo. Foi derrubado Na noite de 9 de Novembro de 1989, ao fim de 28 anos de existência, foi derrubado o Muro da Vergonha.
 
18 de Dezembro - Por decisão de Nehru, o exército da União Indiana invadiu, ocupou e reintegrou no seu território as possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu. O governador-geral, Vassalo e Silva, decidiu-se pela rendição, face à desproporção de forças existentes. Salazar nunca aceitou essa decisão e castigará severamente o responsável e os militares envolvidos. Para ele só podia haver mortos ou heróis.
19 de Dezembro - Uma brigada da PIDE assassina o escultor e pintor comunista José Dias Coelho, na Rua dos Lusíadas, em Alcântara, Lisboa. A sua morte servirá de inspiração à canção de José Afonso A Morte saiu à rua num dia assim...
 
Trabalho de pesquisa dos alunos do 9.º A - Ana Olival - Diana Martins - Eduardo Osório - Sílvio Capela

0 Response to "Portugal e o Mundo em 1961"

Enviar um comentário

Powered by Blogger