A Escola e as Pessoas - Professora Carmen Carvalho

Carmen Maria Pais de Carvalho
Natural de Viseu - casada - duas filhas
Professora de Biologia e Geologia
Vive em Vila Real há 19 anos, 13 dos quais a leccionar nesta Escola.
Não pertence a nenhuma rede social, nem sente necessidade.


-->
A Escola S/3 de S. Pedro entrou na minha vida em Setembro de 1992, tinha 30 anos de idade e a minha primeira filha era recém-nascida. Concorri para Vila Real para que a família ficasse unida, o meu marido estava a trabalhar na UTAD. Foi um ano difícil, arrasante! A menina era bebé, não tinha apoio de pais ou sogros, que estavam longe. Leccionava oito turmas o que perfazia mais de 200 alunos. Tinha aulas ao sábado, até às 13 horas. Nessas manhãs, o convívio era agradável e alegre, os professores eram novos e havia os grupos de estagiários. Lembro-me de algumas turmas marcantes e originais, só de rapazes repetentes, de desporto. Na minha profissão, para lá do prazer de ensinar, gosto da comunicação com os alunos, de acompanhar esta fase importante das suas vidas. É o sal da profissão. Estive um ano no CAE e aí descobri o quão gosto de dar aulas.
        
-->
Nos acontecimentos, destaco a Feira Medieval que decorreu em Março de 2008.  Foi um momento de união sem precedentes, toda a comunidade escolar se empenhou e participou. A Câmara e o Governo Civil foram, igualmente, envolvidos nessa dinâmica. Nesses dias consegui ser da  nobreza e ser cigana. É bom pormo-nos no lugar dos outros, ganhar outras perspectivas.

-->
Nestes quase cinquenta anos, vivi alguns dos momentos fundamentais na vida de um ser humano. Conheci o meu marido em Coimbra, onde ambos estudámos e nos descobrimos conterrâneos de Viseu que nunca se tinham cruzado. Constituí uma família adorável, por vezes relegada para segundo lugar, devido a esta profissão tão exigente e absorvente. No futuro, mudarei de Escola e de terra se tiver que ser. A vida é feita de mudanças.
Marcou-me positivamente o Projecto Comenius. Com a colega Elsa Rebelo fui à Alemanha ao encontro preparatório para elaborar o projecto. Interagimos com a Suécia, Bósnia, Holanda, Alemanha, Polónia e Reino Unido. Estive no 1.º encontro de professores e no último, na Holanda, com os alunos.
Como projectos futuros quero fazer um doutoramento e talvez outra licenciatura, aprender a falar Inglês correctamente, aprender outras línguas, eventualmente viver noutro país.
Gostava que os professores fossem tratados com a dignidade merecida, a começar pelos próprios colegas. A união dos professores na luta pela carreira docente e contra a injustiça do processo de avaliação foi um dos momentos mais gratificantes que vivi. As manifestações em Lisboa foram emocionantes! Durou pouco a união! Lamento!


0 Response to "A Escola e as Pessoas - Professora Carmen Carvalho"

Enviar um comentário

Powered by Blogger