Vi, Gostei e Recomendo - Os Miseráveis...




Os Miseráveis, romance dramático, situado no contexto histórico do pós Revolução Francesa, tem como autor Victor Hugo, escritor francês, também ele visitado pela tragédia. Foi publicado pela primeira vez em 1862. Ao longo dos seus 150 anos de existência foi diversas vezes adaptado ao cinema. A primeira versão cinematográfica desta obra ocorreu ainda no século XIX, no tempo do cinema mudo. Atualmente está em exibição, nos cinemas portugueses e um pouco por todo o Mundo, a mais recente versão cinematográfica, da responsabilidade de Tom Hooper. Este realizador resolveu adaptar ao cinema o musical de Schonberg que, desde 1985, é representado em Londres. Cerca de 60 milhões de pessoas, no Mundo inteiro, já viram este musical. Os papéis dos protagonistas principais foram entregues a atores conhecidos que, neste filme, enfrentam o desafio de cantar. É surpreendente! O trágico e bom Jean Valjean  é desempenhado por Hugh Jackman. A desesperada e infeliz Fantine é Anna Hathaway. O terrível e persistente inspetor Javert é, nada mais nada menos, que Russell Crowe. É a voz menos conseguida, mas não está mal.
A música é extraordinária, mas a canção que mais nos tocou é a canção que Fantine canta para a sua filha, Cosette, e que esta, mais tarde, vai cantar enquanto faz as limpezas. Faz verter umas lágrimas.
A primeira sequência do filme, aquela em que os prisioneiros, à força de braços, resgatam um barco enorme representa, de forma impressionante,  um esforço sobre-humano. A raiva e a revolta  transparecem nos seus olhares e no canto que entoam.
As cenas da barricada e a figura do corajoso Gravoche são, também, inesquecíveis.
O filme mostra as injustiças sociais da França do século XIX e faz um retrato preciso da pobreza e da injustiça a que os desfavorecidos eram sujeitos. A história é dramática, mas tem momentos de humor que provocam risos e gargalhadas.
As três horas de cinema, que o filme comporta, passam depressa e não há momentos monótonos, pelo contrário, ficamos tristes quando chega ao fim.
Os Miseráveis é, sem dúvida, um grande filme que recomendamos a toda a gente. Façam como nós: vão ao cinema com os vossos amigos.

E, como diz o cartaz:

Lute - Sonhe - Espere - Ame


Carolina Nicolau - Inês Barros - Mafalda Carvalho - 9º A

0 Response to "Vi, Gostei e Recomendo - Os Miseráveis..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger