Escola S/3 S. Pedro na Assembleia da República...


Realizou-se nos dias 27 e 28 de Maio, na Assembleia da Republica, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. O distrito de Vila Real fez-se representar pelos alunos da Escola S/3 S. Pedro, Pedro Silvestre, 10.º ano e José Pedro Pereira, 11.º ano, que debateram o tema “Os jovens e o emprego: que futuro?”.
A comitiva, composta pelos jovens deputados, um jornalista, João Pedro e o professor acompanhante, Pedro Areias, chegou à Assembleia da República no início da tarde do dia 27 onde foram imediatamente encaminhados para a 4.ª comissão, com o objetivo de discutir as medidas a apresentar em Sessão Plenária, e escolher algumas perguntas a apresentar aos deputados, Isilda Aguincha(PSD), Pedro Alves(PS), Raul Almeida(CDS), Rita Rato(PCP), Pedro Filipe Soares(BE) e Luisa Apolónia(PEV).
O segundo dia de trabalhos começou por volta das 10 da manhã, na sala do Senado, com os jovens deputados a colocar as perguntas escolhidas nas comissões no dia anterior aos senhores deputados. Terminado este período, foi dada a oportunidade aos jovens jornalistas para colocarem aos deputados quaisquer perguntas que tivessem preparado. Seguidamente, deu-se início a uma conferência de imprensa com o Presidente da Comissão de Educação Ciência e Cultura, José Ribeiro e Castro.
Ao longo da tarde do segundo dia, discutiram-se as 19 medidas aprovadas pelas comissões com o objetivo de se elaborar uma Recomendação à Assembleia da República composta por apenas10 medidas, dando-se deste modo por concluídos dois dias de intenso trabalho.
Finalmente, como jornalista desta comitiva, agradeço, em nome de todos os alunos, esta iniciativa, por permitir que jovens possam ter experiências que lhes permitam encarar a política de uma forma mais madura e séria, o que por vezes não acontece.
O aluno, João Pedro, 11.º A

0 Response to "Escola S/3 S. Pedro na Assembleia da República..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger