O papel da poesia...

A poesia pode desempenhar um papel fundamental na sociedade, apesar de muitas pessoas não se aperceberem disso. A poesia serve de inspiração às pessoas, aos artistas, aos revolucionários… Desde um presidente a um mendigo, a poesia apaixona todos, esteja ela numa canção, num livro ou num ditado popular.
Muitos poetas, inspirados por ela, sonharam e escreveram os seus próprios poemas e esses inspiraram ainda mais pessoas, que sonharam e conseguiram tornar verdadeiros os seus desejos.
Por exemplo, antes do 25 de abril, os poemas em forma de canção inspiraram os revolucionários a lutar pela liberdade de expressão, pelo fim da guerra colonial e pelo fim da ditadura.
A poesia inspirou, também, uma tentativa de revolução na Inglaterra, no século XVIII, quando um homem chamado Guy Fawkes tentou libertar o país de um regime corrupto. No momento crucial da sua revolta, que viria a falhar, ele citou as palavras de um poema liberalista que o inspirara profundamente: “As pessoas não devem temer o governo, o governo é que deveria temer as pessoas.” E estas palavras ainda hoje são sentidas por muitas pessoas, poetas, ativistas e por um grupo muito particular, chamado Anonymous, que luta pela liberdade de expressão.
Por esta razão e por muitas mais, podemos dizer que a poesia é realmente muito importante para inspirar as pessoas, sejam elas quem forem, e é importante que o continue a fazer.
Gonçalo Correia | 9º H


0 Response to "O papel da poesia..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger