A nossa Escola faz parte do eTwinning...


Já imaginaram como seria interessante poder estudar um determinado tema, de qualquer disciplina, numa qualquer língua (europeia), em colaboração com alunos de outros países, de outras culturas, desenvolver um projeto e realizar atividades de modo a partilhar e aprofundar conhecimentos sobre os conteúdos a estudar?

E, caso sejam professores, já pensaram como seria estimulante conhecer professores de outros países, com experiências de ensino e de aprendizagem diferentes das nossas, mas com os quais pudéssemos partilhar ideias e conhecimentos de boas práticas, de modo a tornar as nossas aulas ainda mais enriquecedoras, pedagógica e cientificamente? Já pensaram no importante que seria ter a oportunidade de realizar formação com peritos de diferentes nacionalidades, quer sobre assuntos genéricos, ou aspetos muito particulares, ligados à prática do ensino das disciplinas que lecionam?

Pois, tudo isto é possível se pertencermos à grande comunidade de escolas europeias, que é o eTwinning. A Escola S/3 S. Pedro integra o eTwinnning desde outubro de 2012, facto que permite que os seus alunos e professores possam usufruir da participação da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

Pessoalmente, o pertencer a esta comunidade permitiu-me ter um ano letivo pleno de experiências extremamente gratificantes. Realizei um curso online, “ETWINNING 2.0” que me proporcionou 40 horas de formação. Participei num seminário internacional de professores, que decorreu em Madrid, nos dias 25 a 27 de Outubro e num seminário regional, em Bragança, no dia 8 de Abril, onde pude dar o meu testemunho sobre o meu envolvimento no eTwinning. Pude desenvolver, no âmbito da disciplina de Matemática, um projeto designado “A Razão na nossa vida/ La Razón en nuestra vida” que envolveu os meus alunos da turma G do 7º ano e no qual temos como parceiros duas escolas espanholas – IES Arzobispo Valdés de Salas e IES Anton Losada Dieguez, de A Estrada - e um centro escolar inglês: Stevenage, ESC de Stevenage.


Deixo-vos o desafio de visitarem e explorarem a página do eTwinning cujo endereço é: 
www.etwinning.net

Espero que gostem e, caso tenham oportunidade, adiram aos projetos associados a esta comunidade! Há um mundo novo à vossa espera! Desfrutem!


Paula Matias - professora de Matemática


0 Response to "A nossa Escola faz parte do eTwinning..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger