Constituição - 40 anos


No âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens 2016/2017 do Ensino Secundário, constante do Plano Anual de Atividades da nossa Escola, decorreu nos dias 8 e 9 de maio, na Assembleia da República, a Sessão Nacional, com a presença dos quatro jovens deputados do Círculo Eleitoral de Vila Real. A Escola esteve representada pelos alunos/deputados, Margarida Lourenço, aluna do 11.º G e José Carlos, aluno do 11.º H.


O Projeto Parlamento dos Jovens, organizado pela Assembleia da República, começou a ser desenvolvido com a Sessão Escolar, precedida do ato eleitoral, que envolveu cinco listas candidatas com dez deputados em cada lista. Foram eleitos quatro deputados para representar a Escola, na Sessão Distrital.
Nesta sessão, foram eleitos quatro deputados para representar o Círculo Eleitoral de Vila Real.

 Para a Sessão Nacional, os nossos deputados fizeram-se acompanhar da jornalista, Rita Brás, aluna do 10.º E, com o objetivo de fazer a reportagem e a notícia correspondente a esta atividade. Para o seu trabalho, teve a oportunidade de presenciar, in loco, as caraterísticas, vantagens e limites da Democracia.

Este ano debateu-se o tema - 40 anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico. A que temos e a que queremos: desafios ao poder local.
A experiência vivenciada permitiu aos jovens deputados, presentes na Sessão Nacional, manifestarem a sua opinião, ouvir a dos outros, debaterem ideias e apresentarem soluções.
Quando questionados pela jornalista, todos consideraram que:
É uma experiência única, inesquecível e, sobretudo, é importante a realização de atividades deste género que dá voz aos jovens, o futuro do nosso país.
Rita Brás | 10.º E



O Broas

0 Response to "Constituição - 40 anos"

Enviar um comentário

Powered by Blogger