Contestar também é um ato de Cidadania

O filme O Clube dos Poetas Mortos de Peter Weir conta a história de um grupo de jovens com um novo professor (Keating) que os ensina a ver e pensar por si mesmos e fala-lhes de um antigo clube: O Clube dos Poetas Mortos, onde, numa gruta, declamavam e refletiam sobre a poesia.
Inspirados, os jovens recriam o grupo. O professor ensina-lhes ainda a frase: Carpe Diem, isto é, aproveita o dia, pois não vives para sempre; podendo ser aplicada se nós não deixarmos as oportunidades passarem ao lado nem esperar que estas caiam do céu; devemos seguir os nossos sonhos e deixar a nossa marca no mundo.
Mais tarde, Neil segue o seu sonho de ser ator, sendo protagonista da peça de teatro “Sonho de uma Noite de Verão” de Shakespeare. No entanto, o pai, que o tinha proibido de fazer parte do Grupo de Teatro, não aceita este sonho. Assim, Neil acaba por se suicidar.
Podemos dizer que as aulas do novo professor eram importantes, pois este, em vez de dar simplesmente a matéria como qualquer outro professor, potenciava outras capacidades nos alunos, tais como: espírito de reflexão, aproveitamento máximo da vida...Exemplo disso é a 1.ª aula. Nesta, manda-os rasgar as páginas de um livro que explicava a poesia (algo que não pode ser explicado) de modo a que cada um dos alunos formasse a sua própria opinião em relação a esta. Outro exemplo é quando o professor mostra aos jovens fotografias dos antigos alunos da escola já falecidos, de forma a reforçar a expressão Carpem Diem e seus ideais. Nestas fotografias,
os jovens alunos pareciam imortais, cheios de vida e sonhos, mas, o certo é que haviam morrido e isso é o fim de todos nós.
No final, o professor é despedido por ter encorajado Neil a seguir os seus sonhos, pois, segundo os seus superiores hierárquicos, esta sua atitude motivou aquele trágico desfecho. Além disso, os pais dos alunos reagiram mal a esta nova forma de ensino, pois não a compreenderam, e, tal como a maioria dos professores daquela escola, queriam excelência, perfeição e que os seus filhos apreendessem apenas os conteúdos, pois já tinham a vida destes toda planeada.


José Rocha | 8.º B



O Broas

0 Response to "Contestar também é um ato de Cidadania"

Enviar um comentário

Powered by Blogger