Visita de estudo à Pedreira da Serra da Falperra...

Pedreira da Serra da Falperra


          No dia 29 de Outubro de 2010, nós, os alunos do 10.º C, juntamente com as professoras Cândida Ferreira e Maria João Nascimento e os estagiários de Biologia/Geologia, Nádia Machado e Rafael Rodrigues, tivemos uma aula de Geologia diferente das habituais – uma aula de campo - na Pedreira da Serra da Falperra. Partimos entusiasmados, cheios de grandes expectativas!
A saída da escola foi entre as 8 e as 9 horas, numa carrinha requisitada para a ocasião, que nos levou até à Serra da Falperra.
A viagem foi um pouco atribulada devido ao mau tempo e aos muitos buracos das estradas. O objectivo da visita era, principalmente, aprendermos como se fazia a exploração sustentada do granito amarelo real.
Os funcionários da Empresa e o Senhor Professor Doutor Luís Sousa, da UTAD, deram-nos informações/explicações que nos permitiram uma melhor compreensão do que observámos.  Atentos, fomos tirando apontamentos e fotografias.
Os capacetes emprestados pelos professores fizeram sucesso. Protegeram-nos de possíveis perigos e do mau tempo. Ficámos um pouco ridículos mas eram muito confortáveis e revelaram-se úteis. Toda a Turma gostou.
No fim da aula de campo, quando já nos encontrávamos prontos para preencher o relatório que nos ia ser dado pelos professores estagiários, a professora Cândida foi compreensiva e adiou o preenchimento desse mesmo relatório para a aula seguinte, pois embora preparados, estávamos encharcados! Claro que ficámos todos contentes e agradecidos pelo gesto, e na viagem de volta a Vila Real, estávamos tão animados que até tirámos fotos e cantámos.
Por mim, e acho que também por toda a nossa turma, esta aula de campo até à Serra da Falperra revelou-se muito interessante e útil para compreendermos melhor a matéria leccionada.
Juliana Gonçalves - 10.º C

0 Response to "Visita de estudo à Pedreira da Serra da Falperra..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger