Conhecer a Escola e as Pessoas - Testemunho da Professora Helena

Testemunhos

         Neste ano de comemoração dos 50 anos da Escola S. Pedro, no actual edifício, é importante olhar para o futuro mas também pesquisar o passado e construir uma memória colectiva que possa abranger todos os que, de algum modo, participaram na vida desta Escola. Nessa procura de rostos, de nomes, de pessoas, surgiu-nos como incontornável uma das pessoas mais simpáticas e dinâmicas que povoam os nossos dias - Professora Helena Carvalho. Vamos descobrir porquê!
Helena Maria Pinto Carvalho - 46 anos - natural de Vila Real.
Licenciada, pela UTAD, em Ensino de Biologia e Geologia.
Professora de Ciências Naturais e Biologia e Geologia.
Coordenadora do 3.º ciclo do Ensino Básico.


 Em que ano e com que idade começou a estudar nesta Escola?
Comecei no ano lectivo 1977/78 com 12 anos no 7.º ano de escolaridade.

Quantos anos estudou nesta Escola?
Estudei 6 anos, do 7.º ao 12.º ano.
Professora Helena no 7.º ano
  Quais as recordações mais marcantes desse tempo?
O convívio com os colegas e as amigas que nessa altura fiz e cuja amizade se mantém. Também recordo a Festa das Broas, os espectáculos e bailes que se faziam no ginásio onde existia um grande palco.

Como era o relacionamento de alunos e professores?
A relação que existia com a maioria dos professores era de muito respeito, havendo mesmo, nalguns casos, medo e intimidação. Recordo as aulas de Matemática, já no 12.º ano, que quando a Professora solicitava algum aluno para ir ao quadro, quase todos baixavam a cabeça para não serem chamados.

Professora Helena no 12.º ano
Recorda, em particular, algum dos seus professores?
A Drª Adelaide Costa, minha professora de Biologia no 12.º ano e Presidente do Conselho Executivo quando realizei o estágio, pela disponibilidade que demonstrou na preparação para o exame do 12.º ano, assim como em tudo o que o meu grupo de estágio precisou. Ajudava todos: alunos, novos colegas...

 Quando começou a leccionar nesta Escola?
Comecei em Setembro de 1987, quando realizei o estágio integrado da Licenciatura.
Depois do estágio, trabalhei um ano como contratada, saí durante dois anos e depois voltei em Setembro de 1991, por isso já lecciono nesta escola há 19 anos. Fazendo contas: 19 com mais dois perfaz 21 anos de trabalho. Somando os 21 de trabalho com os seis anos em que aqui estudei, tenho 27 anos, mais de metade da minha vida, ligados a esta Escola. É já uma longa relação!

Como foi ser colega dos antigos professores?
Todos os meus professores me receberam muito bem, tratavam-me como uma nova colega, disponibilizando-se para me ajudar no que precisasse. A dificuldade foi em deixar de lhes chamar professor, tornou-se mais fácil nas senhoras pois ao colocar o dona atrás do nome facilitava.

Quais as grandes diferenças entre a perspectiva do aluno e a do professor?
Passar de estudante para professora deu-me uma perspectiva diferente e mais completa do que é uma escola. O aluno vê a escola muitas vezes como obrigação que lhe permite adquirir conhecimentos, enquanto que no olhar do professor, esta é uma instituição que deve não só transmitir conhecimentos e desenvolver competências,  mas contribuir para o desenvolvimento da personalidade, da formação do carácter e de cidadania do aluno. Penso que tenho contribuído para que a nossa Escola cumpra o seu papel na sociedade, pois realizo o meu trabalho sempre com o objectivo de contribuir para a formação integral dos alunos.
  Grupo de estágio de Biologia do ano lectivo de 1987/88 com a Orientadora  Drª Graça Rodrigues e a Presidente do Conselho Executivo Drª Adelaide Costa


0 Response to "Conhecer a Escola e as Pessoas - Testemunho da Professora Helena"

Enviar um comentário

Powered by Blogger