Carta à Excelentíssima Senhora Dona Escola S/3 S. Pedro

Carta à Excelentíssima Senhora Dona Escola S/3 S. Pedro

Excelentíssima Senhora Dona Escola S/3 S. Pedro, somos os alunos do 10.º G, alguns de nós conhecem Vossa Excelência desde o 7.º ano, outros estão aqui apenas desde o início do presente ano lectivo. Sabemos que Vossa Senhoria celebra este ano, dia 12 de Junho, 50 anos de existência. Aqui surge a primeira dúvida: se nasceu na véspera do dia de Santo António, porque tem o nome de S. Pedro? É curioso, no mínimo! Consultando a astrologia ficamos a saber que pertence ao signo de Gémeos, ou talvez não, o mundo da astrologia anda, ultimamente, baralhado com o aparecimento de um novo signo, o Serpentário!??!
O seu aspecto exterior é agradável e discreto, nele conjugam-se cores e materiais: cinzento do granito, branco das paredes, verde das árvores e da relva, interrompidos pelos inúmeros olhos-janelas que vêem e deixam ver. A escultura que lê, no meio do relvado, causa-nos alguma apreensão e angústia: há quantos anos está a “menina” a ler a mesma página do seu livro de pedra? Não estará cansada de estar sempre naquela posição? Apetece-nos convidá-la para ir passear connosco, ou pelo menos, ir assistir a uma aula. Era uma boa ideia! Não é uma escola vaidosa, como muitas, que ostentam escadórios mais ou menos elaborados, logo na entrada. A Senhora escolheu uma entrada sóbria, plana, acessível para todos.
No interior, as coisas são um pouco mais complicadas. O desgaste provocado pelo vaivém de milhares de pessoas que aqui estudaram e/ou trabalharam é visível, um pouco por todo o lado. O caruncho e seus familiares fizeram autênticos banquetes nos tacos de madeira do soalho de algumas salas. As janelas, cansadas de tanto abre e fecha, acusam exaustão; por vezes, fazem birras e recusam-se a fazer a vontade a quem as quer abrir ou fechar. Há dias de invernia, em que o aquecimento está doente, em que precisa de um cachecol e luvas e nós também. Se não for abuso gostaríamos de sugerir que se faça um bar maior e casas-de-banho em todos os pisos. Será pedir muito?
Sabemos que vai ser toda remoçada, o projecto arquitectónico é bonito. As operações a que vai ser submetida são muitas e variadas, vão da simples operação estética que lhe vai apagar as rugas do tempo e dar-lhe cara nova, a intervenções mais profundas e delicadas que vão trazer conforto e melhor funcionalidade. Alguns de nós não se importavam de ter umas cadeiras estofadas, nas salas de aula. Outros mais ambiciosos queriam que tivesse vista para o mar. Ingratos, não lhes chega o deslumbre do Marão e Alvão carregados de neve.
Esta carta já vai longa e Vossa Excelência é muito ocupada. Queremos desejar-lhe um feliz aniversário e aguardamos ansiosos o seu rejuvenescer. Continue a ser benevolente e generosa com todos os que a habitam. Muito obrigado!

Os alunos do 10.º G

0 Response to "Carta à Excelentíssima Senhora Dona Escola S/3 S. Pedro"

Enviar um comentário

Powered by Blogger