Felicidade apesar da Crise...

A Felicidade tornou-se um assunto muito sério e atual. Sobre ela fazem-se estudos aprofundados em várias áreas do saber - Psicologia - Medicina - Sociologia - Economia - Política.
 A ONU encomendou à Universidade de Columbia - EUA um estudo sobre este tema. O Relatório Mundial da Felicidade está aí, disponível para todos os que tenham curiosidade. Foram estudados 156 países, entre eles Portugal, que ficou em 73.º lugar. Somos dos mais infelizes da UE, os mais felizes são os dinamarqueses. Cada vez mais os países e as organizações internacionais se preocupam com o bem-estar físico e psíquico dos cidadãos.
Em Portugal, há uma Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva e um Comité Científico do Instituto da Felicidade Coca-cola que existe, também, em Espanha, para estudarem a felicidade dos portugueses. Os responsáveis são dois professores universitários: Helena Marujo e Luís Neto. Procurando-os na Internet, reparámos numa citação que nos agradou de Allan K. Chaimers - Os elementos básicos da felicidade são: alguma coisa para fazer, alguma coisa para amar, alguma coisa para esperar. Se tem tudo isto, considere-se feliz! A felicidade assenta, segundo a Psicologia Positiva, na gratidão, generosidade, perdão, otimismo, esperança e sentido de humor. Invista nos sentimentos positivos e fuja dos sentimentos negativos como o medo e a ansiedade.
São já muitas as obras literárias que abordam a felicidade. Uma delas é A Construção Social da Felicidade de Ana Roque que defende que o dinheiro é importante, mas não é indispensável para ser feliz. A prová-lo está aquele que é considerado o homem mais feliz do Mundo - o monge Matthieu Ricard que deixou a sua carreira científica em Paris para se tornar monge budista nos Himalaias. Vale a pena conhecê-lo e ler com atenção os seus ensinamentos, resultado de mais de 10 mil horas de meditação. Todos os especialistas em felicidade concordam que a meditação é um dos processos para a alcançar, outro é o exercício físico, outro, ainda, é ser útil aos outros, deixar de viver centrados apenas na nossa pessoa. 

Matthieu Ricard
Matthieu Ricard
Há portugueses que procuram, através de gestos simples e alegres, levar felicidade aos outros, à gente anónima que se cruza nos espaços públicos como transportes coletivos, jardins, ruas. Deixam bilhetinhos de amor, palavras bonitas, sugestões de felicidade para quem encontrar estas surpresas. Pense nisso, porque não fazer o mesmo na nossa Escola, na nossa cidade? A felicidade está em pequenas coisas! Cante com Gonzaguinha, cantor brasileiro: Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita - é bonita, é bonita, é bonita…

                                                                                                   Ana Silva e Carolina Novo - 11.º G

0 Response to "Felicidade apesar da Crise..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger