Os Nobel e a Polémica...


Os prémios Nobel são os mais prestigiados a nível mundial e os que atingem o valor financeiro mais elevado, cerca de 925.000 mil euros. Alfred Nobel usou parte da sua imensa fortuna, proveniente da invenção da dinamite, para a criação de uma fundação que, todos os anos, premiasse “as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade.” Os prémios Nobel começaram a ser atribuídos em 1901. Existem seis categorias: Medicina - Literatura - Paz - Física - Química e a partir de 1969 o de Economia. Os premiados são escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia. A atribuição do prémio Nobel da Paz é da responsabilidade de uma comissão do Parlamento norueguês, sendo entregue em Oslo. Nas palavras de Alfred Nobel, ele deve  distinguir “a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção dos tratados de paz.” Tem características próprias, podendo ser atribuído a pessoas ou organizações. Este prémio é o que suscita maior polémica. Na sua longa história de 113 anos e 126 prémios atribuídos (podem ser galardoadas até três pessoas no mesmo ano e no mesmo prémio), já aconteceu muita coisa: um galardoado, o norte-vietnamita Lê Duc Tho, que, por ideologia política, o recusou e a atribuição a pessoas que, no seu passado, estiveram ligadas à luta armada, embora, mais tarde, todos a tenham rejeitado. Os mais polémicos foram:

Henri Kissinger - 1973 - foi galardoado pelos acordos de paz para o Vietname. Na sua função de Secretário de Estado do Presidente Richard Nixon, tem o seu nome associado ao bombardeamento do Camboja, à invasão do Chipre e à Operação Condor, que levou ao sequestro e morte de opositores das ditaduras da América Latina.

Menachem Begin - 1978 - foi galardoado pelo Tratado de Paz Israelo-Egípcio. Foi militante do grupo sionista Irgun que fez o atentado contra o Hotel King David, em 1946, no qual morreram 91 pessoas. À frente do governo de Israel, ordenou o ataque ao reator nuclear no Iraque e a invasão do sul do Líbano.

Yasser Arafat - Yitzhak Rabin - Shimon Peres - 1994 - foram galardoados pelos acordos de paz de Oslo. O primeiro foi presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e recorreu à luta armada em defesa dos interesses da Palestina. O segundo foi responsável pela expulsão dos árabes de Israel na Guerra de 1948 e pela aprovação dos colunatos nos territórios ocupados da Palestina. O terceiro foi responsável pelo aumento do arsenal nuclear de Israel e pelo massacre de Qana.
Polémicos são ainda o número diminuto de mulheres que receberam um prémio Nobel, não chegam a 50 (15 na Paz e 13 na Literatura) num universo que ultrapassa os 800 prémios atribuídos e a sua distribuição por continentes e países.

Será que desta escola vai sair o terceiro prémio Nobel portuguêsÉ possível!

Recolha de informação realizada pelo aluno Mário Travassos  - 7.º A



0 Response to "Os Nobel e a Polémica..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger