Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer


Vencidas as primeiras etapas do Projeto do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico que, neste ano letivo, tinha como tema de debate - Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer - realizou-se a Sessão Escolar com os 31 deputados eleitos das oito listas que foram a votos. Após a apresentação dos projetos de recomendação de cada lista votou-se o projeto para representar a Escola na Sessão Distrital, que tinha as seguintes medidas:
1.ª - Reintrodução da Formação Cívica, para todos os anos do 2.º e 3.º ciclos, com conteúdos programáticos definidos, sendo um deles a Constituição de 1976 ou, em alternativa, inserir o estudo da Constituição numa ou mais disciplinas.
2.ª - Submeter a referendo nacional as mais profundas revisões constitucionais, aquelas que vão trazer mudanças significativas à vida das pessoas.
3.ª - Criação de maior número de instituições de acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou retiradas aos pais, que sejam mistas, para rapazes e raparigas.


Os deputados eleitos à Sessão Distrital foram:
1.º deputado - Francisco Silva, do 9.º F;
2.ª deputada - Rita Encarnação, do 9.º E;
3.ª deputada - Ana Margarida Silva, do 9.º F;
Deputado Suplente—João Lopes, do 9.º F.
Na Sessão Distrital, o excelente desempenho dos nossos deputados conduziu à sua eleição para a Sessão Nacional. Foi merecido e gratificante.
Eu como candidata, deputada e, por fim, jornalista, gostei de participar.
                                           

 Bárbara Cruz | 7.º A




O Broas

0 Response to "Os Jovens e a Constituição: Tens uma Palavra a Dizer"

Enviar um comentário

Powered by Blogger