Vivemos Tempos Históricos …

O desafio inaudito colocado às comunidades educativas, com a decisão da suspensão das atividades letivas presenciais a partir do dia 16 de março, foi provavelmente o maior de sempre.

As medidas excecionais de distanciamento social aplicadas na sequência do surto epidemiológico que veio ameaçar, de forma avassaladora, a saúde de todos nós, provocaram alterações repentinas e radicais no modus operandi a que as escolas estavam habituadas, modificando profundamente a vida e o trabalho da nossa comunidade educativa.

Foi necessário, em tempo record, repensar a escola tal como a conhecíamos e (tentar) colocar de pé um “novo” sistema educativo. O ensino passou a concretizar--se à distância, obrigando, sem direito a “ensaios”, a uma mudança de paradigma, com situações totalmente inéditas para docentes, alunos e pais. Afinal, tudo se torna bem mais difícil quando se perde a relação pedagógica presencial entre o professor e o aluno

 Neste tempo complexo, cheio de vicissitudes, apostou-se no valor da solidariedade e do bem coletivo para minimizar as necessidades de famílias e alunos mais vulneráveis (nomeadamente no que toca à sinalização de falta de equipamentos informáticos), procurando não deixar ninguém para trás.

Para garantir que “perto” ou “longe”, a Educação continuasse a ser um direito, estivemos todos (professores, alunos, famílias, órgãos e estruturas da Escola, parceiros) permanentemente ligados e empenhados, trabalhando em rede para construir esperança e futuro, até à exaustão.

A nossa Escola, à semelhança das restantes, tornou-se, desde o dia 16 de março, um edifício inesperadamente vazio e estranhamente silencioso… Mas, quando a tempestade passar, voltará a encher-se de vida, de sonhos e de esperança.

Porque é nos momentos de maiores contrariedades que o melhor de cada um de nós se revela, acredito que, juntos, conseguiremos congregar esforços para vencer com resiliência esta adversidade coletiva.

 

A todos um bem haja!*

 

Rita Mendes | Diretora da Escola Secundária São Pedro 


*Texto retirado da 1.ª Edição impressa do jornal O Broas 2020


O Broas

0 Response to "Vivemos Tempos Históricos …"

Enviar um comentário

Powered by Blogger