Gostamos de Portugal...

Gostamos de Portugal sem restrições e em todas as estações. Viver num país com quatro estações é menos monótono e mais divertido do que viver num país que só tem duas versões.

Na primavera temos o Marão e o Alvão carregadinhos de flores, cores e odores. Os jardins de Vila Real  ficam alegres, coloridos, bonitos. Há flores de mil cores e muitos amores. Há dias em que os casacos ficam em casa, sentimo-nos mais leves, apetece seguir os passarinhos nos seus voos atarefados. Observar as andorinhas pequeninas a aprenderem a voar é melhor que um bailado, ou melhor: é um bailado.
As tílias em flor perfumam a cidade com suavidade. Os dias espreguiçam-se e duram mais umas horas, tudo para nos alegrar e encantar. Sabem-nos agradar.

No verão temos calor e langor  e temos a espreguiçadeira, que nome extraordinário para uma cadeira, para ao sol, ou à sombra, deixar o tempo fluir. Podemos dormir, dormir, não há horários escolares para cumprir. Uns vão para a praia “batalhar” com as ondas do mar, engolir pirolitos e, por vezes, ficar aflitos. Lá está o nadador-salvador, o rapaz mais bronzeado, para a todos acudir.
Outros preferem o campo, o mundo rural, mais tradicional. Há romarias, procissões e algumas confusões. Há um fervilhar de gente, que vem do estrangeiro, visitar Portugal e a sua beleza natural, que não tem igual. Ficam apaixonados e extasiados.

No outono  regressam a chuva, o vento e o frio. Há quem goste e quem não goste. É bom vestirmos o casaco fofo que nos acaricia e que já há muito tempo não nos via, nem sentia. As árvores despem-se, ficam  nuazinhas, a tremelicar, coitadinhas. Vamos fazer camisolas, de todas as cores, para lhes vestir. Vão parecer o arco-íris. Vão ser mais felizes, podem crer.
Livros novos, colegas novos e  novos professores, a maioria são uns amores, chegam nesta estação à nossa vida e não estão de partida. Só no verão se vão. São tantas as novidades que  andamos em alvoroço e com dores no pescoço. Não vamos continuar, a inspiração está a acabar.

No inverno temos o Natal e ponto final. Não, há muito mais para lembrar. A nossa cidade gosta de se vestir de noiva, coberta por um longo e branco manto. Em muitos lugares do Mundo não há cidades assim. É ruim. Para eles, não para mim! Há no ar o cheiro quente e aconchegado da lenha a arder, nas lareiras e fogueiras. As castanhas assadas também são perfumadas. Os outros animais hibernam, nós recolhemo-nos mais cedo. Uma torrada dourada, uma caneca de chocolate quente e espesso, uma televisão, quem resiste à tentação? Nós não, é uma perdição!
Há gorros giros nas cabeças que se cruzam nos corredores, sem temores. Vamos fazer o dia do gorro e  eleger o mais original, que tal?  Andamos de nariz tapado para que não fique congelado.
Quando chega o Carnaval sabemos que o frio está a amansar e o inverno a acabar.  Voltamos à primavera e à beleza que encerra e nos espera. Viva Vila Real! Viva Portugal!

Alunos do 9º G


0 Response to "Gostamos de Portugal..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger