Os Nossos Heróis - José João Guimarães...

José João Amorim Teixeira Guimarães, nascido em Vila Real a 24 de setembro de 1998, recebeu a medalha de bronze na 30.ª edição das Olimpíadas Portuguesas da Matemática na categoria A (8.º e 9.º anos). Na sequência deste brilhante resultado, integrou o projeto Delfos (no departamento de Matemática da Universidade de Coimbra) de onde sairão as equipas que irão representar Portugal em competições internacionais de Matemática  - Olimpíadas Internacionais da Matemática - Olimpíadas  Ibero-Americanas da Matemática e Olimpíadas Matemáticas da Lusofonia.  Não estava à espera de ir à final, até porque a segunda prova de seleção foi muito difícil. Nas finais, em Leiria, as provas correram-lhe bem e nasceu a esperança de ganhar uma medalha. Quando o chamaram para receber a medalha de bronze sentiu-se feliz. O seu esforço e trabalho tinham sido reconhecidos. Não foi a primeira vez que concorreu, no ano transato, na mesma competição, chegou à segunda fase.
Gosta de Matemática desde sempre, muito por incentivo do pai. Ainda não sabe o que quer ser mas terá a Matemática presente.
Considera que sempre teve bons professores. Os métodos do ensino da Matemática variaram consoante os professores. Na sua opinião, deve ser mais evidenciada a utilidade prática desta ciência, assim, os alunos deixam de a ver como uma disciplina difícil e passam a vê-la como uma ferramenta muito útil no dia-a-dia, um contributo para  resolver problemas.
Está sempre disponível para participar nos concursos e representar a Escola. Tem participado em muitos concursos e já ganhou alguns prémios. Participou no MatUtad e nas Olimpíadas do Ambiente. Em provas desportivas, como por exemplo no Compal Air, integrou a equipa de natação da Escola Diogo Cão e ganhou alguns primeiros lugares, nomeadamente, nas finais distritais de natação do desporto escolar. É um vencedor! Parabéns!



0 Response to "Os Nossos Heróis - José João Guimarães..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger