Redes Sociais - Combate à Discriminação

A participação da Escola S/3 S. Pedro no Parlamento dos Jovens - Ensino Básico é já uma tradição com alguns anos. Este ano houve algumas novidades - a Mesa foi constituída, pela primeira vez, por alunos - a Dra. Julieta Sampaio, criadora deste projeto, esteve presente e os trabalhos foram coordenados pela Dra. Deolinda Abreu, responsável pelo projeto na DREN.
Estiveram presentes oito escolas do distrito; da Escola EB2,3/S Miguel Torga de Sabrosa embora inscrita, não compareceu ninguém. A primeira mesa foi constituída pelo Engenheiro Rui Santos, deputado do PS à Assembleia da República, natural de Vila Real e que estudou nesta Escola, onde o seu pai foi professor, a Dra. Dolores Monteiro, vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vila Real, Dr. Vítor Prada Pereira, Diretor Regional do Norte do Instituto Português da Juventude, Dra. Cecília Barata, Representante da Assembleia da República e Dra. Isabel Cruz, Diretora-adjunta da DREN.
Encerrados os discursos de abertura, iniciou-se a sessão de perguntas ao deputado, Engenheiro Rui Santos. A nossa Escola foi a primeira a intervir. A Cristiana Fernandes, do 8.º F, que participou pela primeira vez neste projeto, formulou de modo claro e seguro a questão:
Na nossa democracia, o poder legislativo compete à Assembleia da República, mas o Governo, que tem o poder executivo, também pode fazer leis. Exmo Senhor Deputado, gostaríamos que nos esclarecesse sobre a diferença entre as leis que são iniciativa da Assembleia da República e as leis que são iniciativa do Governo.
A Dra. Julieta Sampaio  virou-se para trás e mostrou o seu agrado em relação à nossa pergunta, pronunciando um muito bem. Seguiram-se as intervenções das outras escolas, umas mais interessantes que outras, versando as questões sobre temas diferentes, como: o abandono do interior do país - a disciplina de voto - implicações da crise atual na discriminação - exceções na austeridade… foram quatro rondas de questões ao Senhor Deputado Rui Santos. Nas respostas sobressaíram e retivemos algumas afirmações:
- Austeridade sobre austeridade não é bom caminho;
- Desde o 25 de abril de 1974 que há défice que se acumulou todos os anos;
- Há três áreas nas quais não se pode desinvestir - Educação - Saúde - Segurança Social;
- Confunde-se racionalização com encerramento de serviços, como os centros de saúde.
A apresentação dos projetos de recomendação de cada escola foi o momento que se seguiu. É a ordem alfabética que determina a apresentação, assim sendo, a nossa Escola foi a última. As medidas propostas eram muito idênticas, só a Escola EB2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral de Vila Real decidiu seguir outra via, enveredou pela discriminação das pessoas deficientes.
O debate na generalidade durou pouco. Nós fizemos uma observação ao Projeto de Recomendação da Escola S/3 Camilo Castelo Branco, porque as suas medidas estão muito longas, devido a terem acrescentado a justificação. Eles não aceitaram a nossa crítica, mas nós tínhamos razão.
Seguiu-se a votação para escolher o projeto que ia representar o distrito na Sessão Nacional que vai decorrer nos dias 7 e 8 de Maio, na Assembleia da República, em Lisboa. Ganhou o nosso projeto com 12 votos. Foi bom ver o nosso trabalho reconhecido.
Após a pausa para almoço, iniciou-se o debate na especialidade. A terceira medida do nosso projeto foi eliminada. Na primeira medida mudou-se a proposta de debate para campanha. Foi lindo, magistral, ouvir e ver o nosso deputado, João Caramelo, explicar a toda a gente a diferença entre um debate e uma campanha. Foi aditada ao projeto a segunda medida da Escola S/3 Fernão de Magalhães, de Chaves. Este facto fortaleceu a empatia que tinha surgido, ao almoço, entre os deputados da nossa Escola e esta Escola de Chaves, aliás a única desta cidade que concorreu. O nosso deputado, João Caramelo, gastou muitas energias e tempo a defender o projeto de todas as observações e críticas que lhe foram feitas. Foi duro, foi preciso resistência.
 O momento de maior nervosismo e tensão é, sem dúvida, a votação para escolher as escolas que vão representar o distrito na Sessão Nacional. Todas querem ir, mas só duas serão eleitas e poderão concretizar essa vontade. Há negociações, promessas, acordos…
O apuramento dos votos demora, vai-se enganando a ansiedade com o enorme chocolate que a nossa professora levou. Por fim o veredito: as escolas que vão à Sessão Nacional são a Escola S/3 Camilo Castelo Branco e… a nossa. Ambas tiveram dez votos. A alegria pela vitória foi muita. Para a Erica Amaral do 9.º C e a Inês Monteiro do 9.º A é a segunda vez que vão a Lisboa. Para o João Caramelo do 7.º B é uma estreia. É o terceiro ano seguido que a nossa Escola é eleita para a Sessão Nacional.
Gostávamos que os deputados da Escola S/3 Fernão de Magalhães também fossem, entendemo-nos muito bem com eles, mas a democracia é assim, quem decide são os votos.
Faltava a última fase deste dia - a eleição do porta-voz do nosso distrito à Sessão Nacional. O deputado João Caramelo, entusiasmadíssimo, foi o primeiro a candidatar-se. Os dois deputados da Escola S/3 Camilo Castelo Branco também apresentaram a sua candidatura. O nosso deputado teve que retirar a candidatura porque ele foi, na Sessão Escolar, o terceiro deputado, ou seja, ele vai a Lisboa na função de repórter e não de deputado. Ficou descoroçoado. A Senhora Presidente da Mesa, Patrícia Barreira, aluna da Escola EB2,3 Júlio do Carvalhal de Valpaços encerrou os trabalhos desta Sessão Distrital.
O lanche estava um pouco atrasado, o que permitiu o convívio entre todos os participantes, tiraram-se fotografias, trocaram-se números de telemóvel e e-mails. Estando o lanche pronto, fomos todos recuperar forças e energias com as deliciosas sandes, bôla de carne, bolinhos, sumos e refrigerantes.
No balanço final desta Sessão Distrital é necessário focar, de igual modo, o que correu menos bem. Este ano houve muito menos escolas a participar. No ano passado eram dezassete, este ano apenas oito. Isto entristeceu-nos. É mais animado e interessante quando há mais escolas. O nosso distrito vai ser dos que têm menos representantes na Sessão Nacional.
Na maioria, todos agiram com civismo e educação, mas alguns deputados, poucos, felizmente, não estiveram à altura das suas funções:
- Dois deputados saltaram por cima da cadeira para saírem ou regressarem ao seu lugar. Foram chamados à atenção.
- Houve deputados que se dirigiam à Mesa sem terem pedido autorização. A Presidente ordenou-lhes que regressassem aos seus lugares.
- Outros entraram em diálogo direto, o que não é permitido. Foram admoestados pela eficiente e atenta Presidente da Mesa.
- Houve alunos que resolveram brincar com a eleição do porta-voz.
- Ocorreram algumas situações em que alguns não respeitavam quem estava a falar e conversavam ao mesmo tempo. Foi-lhes ordenado que respeitassem os outros. A democracia não é fácil!
Uma palavra de reconhecimento para o nosso deputado suplente, Francisco Ventura, que com a sua boa disposição e generosidade contribuiu para o bom desempenho e sucesso da nossa participação nesta Sessão Distrital. Eu, pela primeira vez na minha vida, exerci a função de repórter. Gostei e aqui fica o meu trabalho.
 Luís Reboredo - 9.º C

0 Response to "Redes Sociais - Combate à Discriminação"

Enviar um comentário

Powered by Blogger