Novidades do Capitalismo (?!)

O capitalismo sempre mereceu a desconfiança, mesmo o ceticismo de muitos. O seu maior crítico foi, sem dúvida, Karl Marx que na sua obra O Capital denuncia os vícios e desumanidade deste sistema económico. O dilema é que os outros que foram implementados, inclusive o idealizado por Karl Marx, fracassaram. A contestação ao capitalismo e à sociedade burguesa que o sustenta ganhou novas dimensões com o passar do tempo.
Há quem procure alternativas e fuja ao consumismo desenfreado de que o capitalismo se alimenta. Um dos movimentos mais recentes é a freeeconomia praticada pela Freeconomy Community. O que fazem os seus membros? Evitam fazer compras. Trocam bens, conhecimentos, experiências. Existe desde 2007 e foi criada por Mark Boyle que viveu três anos, sim, três anos, sem dinheiro. Essa experiência permitiu-lhe escrever o livro O Homem Sem Dinheiro. Mark Boyle tem como casa uma caravana e o seu computador funciona com energia solar. Tornou-se um homeopata social. Alguns dos seus estratagemas higiénicos são: só tomar duche de aquecimento solar (aquecer a água num saco de plástico preto, grosso - limpar os dentes com osso de chocos e sementes de funcho - não usar sabonete nem desodorizante. Um repórter comprovou que ele não cheira mal dos sovacos. O mesmo não dirá a última namorada de Leonardo di Caprio, um fundamentalista ecológico, para além de ator e homem bonito, que o deixou porque ele não toma banho todos os dias e não tem um cheiro agradável. Voltemos ao tema, os Freegans são uma corrente mais radical que defende o autoconsumo (só consomem o que produzem). A alemã Heidemarie Schwermer criou o movimento Dinheiro Zero, vive há 15 anos numa comunidade onde não circula o vil metal. O caso mais extremo de rejeição do capitalismo é o norte-americano Daniel Suelo que vive há doze anos como um homem das cavernas da atualidade.
Encarar o PIB (Produto Interno Bruto) como o principal indicador do bem-estar de um país, sempre foi controverso e tema de discordâncias. É muito capitalista, só tem em conta as condições materiais. A felicidade é só ter? Agora, por iniciativa do Butão - pequeno país dos Himalaias, encravado entre a China e a Índia - a ONU vai debater o FIB (Felicidade Interna Bruta). Porquê o Butão a propor este debate? Bom, este país considera-se, simplesmente,  o mais feliz do Mundo! Mais nada!

0 Response to "Novidades do Capitalismo (?!)"

Enviar um comentário

Powered by Blogger