Os Nossos Heróis - Joana Pinto...


Os Nossos Heróis

Joana Patrícia Ribeiro Fernandes Pinto, nascida em Vila Real a 7 de Março de 1994, estuda nesta Escola há seis anos. Conhece-a? Talvez não! É uma falha que deve corrigir, porque vale a pena conhecê-la. Porquê? O Broas esclarece: a Joana, para além de ser um excelente ser humano e uma boa aluna, é nadadora e integrou a Seleção Nacional de Natação que representou o país na Grécia, tinha na altura 14 anos, apenas. Notável, não é?! Há mais: a Joana sagrou-se campeã nacional nos 100 metros livres em Silves e vice-campeã (2.º lugar) nos 100 metros bruços. Mérito não lhe falta!
Começou a praticar natação por recomendação médica, sofria de asma, ainda andava no infantário. No 5.º ano entrou para a pré-competição e no ano seguinte para a competição. A paixão foi surgindo e consolidou-se. Hoje, o convívio entre atletas, a adrenalina das competições e a agradável e doce sensação da vitória são já um vício que não dispensa.
Para este excelente desempenho, treina, todos os dias, três horas, sendo uma hora de  treino físico e duas horas dentro da piscina. Faz ginásio duas, ou três vezes, por semana. Há alturas em que os treinos são bidiários - às 6h 30m está na piscina. No Inverno é duro! Nada se consegue sem esforço, trabalho e sacrifício.
Claro que o tempo não estica e os treinos não deixam muito espaço para ler, ouvir música, navegar na Net, sair mais com os amigos. A vida é feita de opções, estamos sempre a decidir entre uma coisa e outra(s).
Os seus grandes objetivos, no futuro próximo (?), são concluir o ensino secundário e entrar para o curso de Gestão. Na natação quer ir representar Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016, que se realizam no Rio de Janeiro. Acreditamos que é capaz e vamos apoiá-la.
Agradece a boa vontade e compreensão de todos os que foram seus professores, ao longo destes seis anos. Nunca nenhum criou entraves à sua participação em provas desportivas. 

0 Response to "Os Nossos Heróis - Joana Pinto..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger