FMI - Fundo Monetário Internacional...



O Fundo Monetário Internacional foi criado em 22 de julho de 1944, na conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas celebrada em Bretton Woods, juntamente com o Banco Mundial (BM). Esta reunião foi promovida pelo presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt. O FMI entrou em vigor em 27 de dezembro de 1945, com a concordância e assinatura de 29 países. No final de 2009 integrava 189 países.
O FMI, organismo da ONU, tem como principal objetivo estabelecer as regras de uma nova ordem económica internacional para o pós-guerra, de forma a que não voltassem a ocorrer os erros do passado que tinham levado à Grande Depressão de 1929. O FMI é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pela supervisão das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. A sua sede é em Washington, DC - EUA.
O FMI saído de Bretton Woods é o organismo encarregado de gerir um novo sistema monetário baseado no padrão “divisas-ouro”, cumprindo simultaneamente uma função reguladora e uma função de crédito.
O FMI realiza trabalhos de supervisão da evolução monetária global e de cada país membro. É, de igual modo, um órgão consultivo.
Os Planos de Ajustamento Estrutural são a receita única aplicada a todos os países que queiram aceder ao financiamento do FMI ou aos empréstimos do BM.
A Assembleia Geral do Fundo Monetário Internacional é o órgão com mais poder de decisão. Tem um sistema complexo de votação.
A Direção Executiva é composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros. Já teve onze diretores gerais, todos europeus, cinco deles franceses. Neste momento, pela primeira vez, tem uma mulher, Christine Lagarde, como diretora. Também ela é francesa.
A Direção Executiva é responsável pelas atividades operacionais do FMI e deve prestar contas, anualmente, à Assembleia Geral.
A Direção Executiva concentra as suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação económica da instituição, a supervisão económica e de programas de assistência financeira concedidos por este organismo.
Os movimentos anti-globalização realizam, em vários locais do Mundo, manifestações contra o FMI que consideram demasiado comprometido com o capitalismo e a sua desumanidade. Outra acusação são os lucros chorudos obtidos nas ajudas aos países em dificuldades.
A operação de resgate financeiro a Portugal vai dar-lhe um lucro de 520 milhões de euros. Dá que pensar!
Cristina Caeiro - Inês Monteiro - 9.º A


0 Response to "FMI - Fundo Monetário Internacional..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger