Perspetivas de Portugal... o olhar de Rafaela Lopes



Rafaela Lopes
16 anos - Natural de Bremen - Alemanha
Residente em Portugal há dois anos
Há dois anos, por decisão própria, decidi sair da Alemanha e vir viver com a minha avó, em Vila Real. Estou contente e satisfeita com esta grande mudança na minha vida. Já conhecia o país das férias que aqui passava, mas viver de modo permanente é outra coisa. Há coisas que são melhores na Alemanha e outras que são melhores em Portugal. Nas escolas alemãs em que estudei os alunos não tinham cartão. Ele tem vantagens: maior controlo de quem entra na Escola e não precisar de trazer dinheiro todos os dias. O grande senão é não podermos nunca esquecermo-nos de o trazer. Entre os professores alemães e os portugueses, não há diferença na competência de ensinar, mas na afetividade há uma diferença enorme. Na Alemanha, os professores são mais distantes dos alunos, apesar de lá as turmas serem mais pequenas. Nas escolas onde estudei, não havia psicóloga, não há a orientação que aqui tivemos, no ano passado, para o nosso percurso escolar no Ensino Secundário. Se estabelecer uma comparação entre a cidade de Bremen e a de Vila Real verifico que Bremen tem mais trânsito, mais poluição e uma vida mais agitada. Vila Real é mais calma e tem lugares de que eu gosto muito, como o parque junto ao rio, onde gosto de estar com os amigos, mas também sozinha com os meus pensamentos. Não pretendo voltar à Alemanha, só se a minha vida se complicar muito e não encontrar emprego.

0 Response to "Perspetivas de Portugal... o olhar de Rafaela Lopes"

Enviar um comentário

Powered by Blogger