Jogos Matemáticos - 9.º Campeonato Nacional



Os Jogos Matemáticos são um projeto que já tem 9 anos de existência. A sua realização, neste ano letivo vai decorrer em Évora, no próximo dia 1 de março de 2013. Este campeonato é da responsabilidade de várias entidades: Ciência Viva, Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática e Sociedade de Professores de Matemática.

São divulgados 7 jogos de tabuleiro de natureza matemática, que estimulam o pensamento e o raciocínio, denominados Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Hex, Avanço e Produto. Podem participar alunos dos três ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de acordo com esta tabela:

A nossa Escola, como vem sendo habitual, vai participar.
O apuramento para o Campeonato Nacional organiza-se nas seguintes fases:
- apresentação, aprendizagem (no caso dos alunos ainda não saberem jogar), treino dos jogos e seleção do melhor aluno, em cada jogo, por turma;
- disputa do campeonato interno para apurar o melhor aluno em cada jogo. São eles que vão  representar a Escola no Campeonato Nacional;
- participação no Campeonato Nacional, este ano, no 9º  Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos.
Na primeira fase, divulgam-se e disponibilizam-se os jogos entre os alunos, desde o início do ano letivo, num horário definido para o efeito, quartas-feiras, das 16:45 horas, às 17:30 horas, na Passerelle. Todos os alunos podem participar.
Na última semana do 1º Período, inicia-se fase de treinos, em cada turma, e faz-se o apuramento dos alunos, que irão representar a turma, nas três categorias dos jogos.
No Dia das Broas, 6 de fevereiro, realizou-se a final da Escola, tendo ficado apurados os três alunos do Ensino Básico e os três alunos do Ensino Secundário que representarão a nossa Escola, no Campeonato Nacional, em Évora, no dia 1 de março. São eles: Guilherme Rodrigues - 8º E - Bruna da Cruz e Sara Cardoso -  9º H - Fabiano dos Santos - 10º A - Pedro Félix - 10º E - Filipa Cardoso -12º A

No ano transato, participaram nesta iniciativa mais de 861 escolas, representadas por mais de 2437 alunos, provenientes de Norte a Sul de Portugal, incluindo ilhas.

Elisabete Fernandes -  Dinamizadora do Projeto

0 Response to "Jogos Matemáticos - 9.º Campeonato Nacional "

Enviar um comentário

Powered by Blogger