O Portugal que eu sinto... Bárbara Taveira


Em tempo de crise, a auto estima dos portugueses não está propriamente nos píncaros e otimismo é uma palavra que se esforça por sair do dicionário (possivelmente indignada com o facto de lhe terem tirado uma letra devido ao tão polémico “Acordo Ortográfico”).  A verdade é que a crise torna difícil a alegria e o bom humor, e obriga os portugueses a andarem  cabisbaixos, como que a contar cada passo que dão, com medo que este seja em falso. Nos momentos difíceis é necessário agir e manter o orgulho no povo que somos.

Portugal é “isto” e/ou “aquilo”, todos os dias ouvimos críticas ao nosso país e lidamos com uma lista infindável de defeitos do “típico portuguesinho”. É necessário refletir para não esquecermos o país que somos.

Portugal - quem é, afinal?

Portugal é o país que suportou as invasões de castelhanos e  franceses, que partiu na aventura de descobrir os “mundos novos”, de espalhar a sua língua por terras distantes, criar o que é hoje a lusofonia.

Portugal é o país de revolucionários e lutadores que fizeram o dia 25 de Abril de 1974 ficar para a História como a Revolução dos Cravos.

Portugal é o país de praias que fazem inveja aos paraísos tropicais.

Portugal é o país de poetas como Fernando Pessoa e Luís de Camões que se serviram da riqueza e musicalidade da nossa língua para escrever maravilhosos poemas.

Portugal é o país de escritores como Eça de Queirós, José Saramago, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e tantos outros, admirados e estudados no mundo inteiro.

Portugal é o país de atletas esforçados e premiados, como Rosa Mota, Telma Monteiro, Carlos Lopes, Nelson Évora… que dão o seu melhor para honrarem este país.

Portugal é o país do fado, música da saudade. Mas é também Zeca Afonso, Rui Veloso, Deolinda, Madre Deus… todos portugueses e músicos excecionais.

Portugal é o país que cultiva o humor, sabe rir e fazer rir. Tem humoristas como Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Maria Rueff.

Portugal é o país que sabe a cozido, a sopa da pedra, a bacalhau... Em Vila Real sabe a covilhetes, cristas, pitos…

Portugal é o país com muita História e sabedoria para transmitir aos mais novos.

Portugal é o país de pessoas generosas, amáveis e hospitaleiras.

Portugal é o país incrível, capaz de fazer um bolo tão delicioso como o pastel de nata (e, espante-se, este é um dos bolos menos calóricos).

Portugal é o país que conseguirá ultrapassar a atual e difícil situação e fazer de mim uma pessoa ainda mais orgulhosa de ser uma “típica portuguesinha”.
                                      


 Texto e Ilustração de Bárbara Proença Taveira -10º C

0 Response to "O Portugal que eu sinto... Bárbara Taveira"

Enviar um comentário

Powered by Blogger