Aprender em Português...

Durante o 1.º Período, deste ano letivo, a Escola acolheu, ao abrigo do Projeto AFS - Intercultura, um aluno belga - Nathan Quirynen - de 16 anos de idade, que aqui estudou, integrado na Turma do 11.º C e que esteve hospedado em casa do Presidente da Associação de Estudantes, Alex Ramos. Foi uma vivência enriquecedora para ele e para todos os que com ele conviveram e trabalharam. O jornal escolar, através do Alex Ramos, fez-lhe esta pequena entrevista, que aqui registamos.


 
O Nathan, os colegas do 11.º C, a Diretora de Turma e o Professor de Biologia e Geologia

Porque escolheste Portugal como destino para esta experiência?
Escolhi Portugal pelo clima, por ser mais favorável que o Belga, também pela sua cultura e pelo carácter mais caloroso das pessoas em geral. Para além disso, eu sou muito ligado ao meu padrinho, que é um apaixonado pela cultura portuguesa, o que me deu motivação extra, e o meu irmão já me tinha mostrado algumas obras de Fernando Pessoa, que me interessaram bastante.

Antes de vires, já conhecias a Língua Portuguesa?
 Não, eu não sabia nada da língua à parte de “obrigado”. Eu pretendia aprender a base da língua antes de voltar para a Bélgica, mas infelizmente não tive tempo, pois o meu quotidiano estava ocupado com imensas atividades para além da escola, tais como os acampamentos de escuteiros, viagens de família, capoeira, basket etc.

Quais foram as tuas maiores dificuldades com a língua?
As maiores dificuldades da língua eram, sem dúvida, a pronúncia dos ditongos orais, que me dificultaram bastante a compreensão quando falavam para mim.

Qual é a tua opinião sobre a língua Portuguesa e sobre Portugal?
Eu acho que o Português é uma língua muito bonita como todas as línguas descendentes do latim. É realmente muito parecida à francesa, pelo menos a nível de escrita. Portugal é um país bonito, com grande diversidade natural, cultural e com histórias muito interessantes.

Qual é a palavra preferida em português?
A minha palavra preferida é sem dúvida “obrigado”, porque para além de ser a mais importante, nunca a dizemos o suficiente.

Vais continuar a estudar a língua Portuguesa?
Eu, pessoalmente, gostava de fazer Erasmus no Brasil, a fim de melhorar o meu conhecimento da língua e de conhecer diferentes pessoas e culturas. Se pudesse gostaria de voltar, o mais rapidamente possível, pois a minha estadia em Portugal foi dos melhores momentos da minha vida!!!
 
O Nathan com todos os elementos da Direção da Escola

0 Response to "Aprender em Português..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger