O Génio da Garrafa - A Química fascinante do dia-a-dia...



A Química é, por vezes (pelos menos por muitos alunos), considerada aborrecida, difícil e, até, sem qualquer utilidade. Além disso, a sua imagem é, também para muita boa gente, pouco abonatória - basta pensar na conotação negativa dos “químicos” que se utilizam para os mais variados fins, mesmo que seja para salvar vidas.
Neste livro, Joe Schwarcz, recorrendo a exemplos simples do dia-a-dia - no domínio da saúde, da alimentação, da energia ou até da publicidade - mostra que a Química pode ser tudo menos aborrecida. Explica a ciência que está subjacente aos fenómenos em causa, fazendo, em muitos casos, a contextualização e a evolução histórica dos conceitos.
Em particular, desmistifica alguns fenómenos que, pela sua espetacularidade, parecem mágicos e dignos de génio, destacando o papel esclarecedor da Química na sua compreensão. De facto, e citando o autor, só existe magia quando não há uma explicação; quando tal acontece, a magia transforma-se em Ciência.
O autor dedica, ainda, algum espaço ao combate à charlatanice da pseudociência, ou seja, da falsa ciência obscura que é utilizada para vender banha da cobra: pulseiras e ímanes milagrosos, filtros de ar e de água ou até os suplementos dietéticos, explorando a ingenuidade e a ignorância das pessoas, que vão no conto do vigário por falta de conhecimentos básicos de Ciência.
Como refere o autor no prefácio do livro:
a minha esperança reside em que, ao oferecer explicações para uma variedade de fenómenos comuns, possa ajudar o leitor a desenvolver um entendimento sobre o modo como funciona o método científico e ao, mesmo tempo, construir alicerces sólidos para o pensamento crítico.
De facto, só com informação científica credível é possível combater a ciência fraudulenta que explora as fragilidades das pessoas.

O Génio da Garrafa - A Química fascinante do dia-a-dia, por Joe Schwarcz, Gradiva



Manuel Salgueiro | Professor de Físico-Química


0 Response to "O Génio da Garrafa - A Química fascinante do dia-a-dia..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger