O Ensino Digital e a Sociabilização


O E@D cativa e fratura os que, de algum modo, integram a comunidade educativa e ainda os fazedores de opinião, vulgo comentadores, sensatos e insensatos, que enxameiam os meios de comunicação públicos e privados.

Há os entusiastas e defensores indefectíveis que creem ser a  informática e o seu manancial de plataformas e de aplicações, a “tábua de salvação” que conduzirá todos ao grande desígnio do sucesso escolar e à erradicação completa e permanente do abandono escolar. O argumento de peso e, talvez o mais válido, é o facto incontestável de a Informática e a Internet assegurarem a ligação da escola às crianças e jovens evitando o corte abrupto nas aprendizagens e o isolamento total.

A par destes, existem os outros, os que olham com reserva desconfiada, por vezes, mesmo até uma certa acrimónia, para o E@D e enumeram as suas limitações nas quais destacam a sua textura elitista e pouco democrática dada a sua acessibilidade não ser igual para todos. Os mais desfavorecidos, os que não têm familiares que os auxiliem e orientem nesta saga, vão ficando para trás.

Ouve-se e lê-se que o “elevador social” que é a escola, a educação, não está a funcionar como devia, avariou…literalmente, o “distanciamento social” é aqui que se verifica. Há alunos que não conseguem adaptar-se à nova realidade.

Pedagogos, pediatras, educadores de infância, professores, pais… dizem e escrevem, fazem ouvir o seu brado de que a infância está a ser roubada às nossas crianças. Segundo eles, são demasiadas horas em frente ao computador e a sobrecarga de tarefas não deixa tempo para brincar.

A socialização comprometida e as suas possíveis consequências também vêm à liça, no debate desta conjuntura extraordinária que nos é dado viver. Aprendermos a viver com os outros é um processo longo, intrincado e complexo que precisa de prática sistemática, mas que, neste momento, está confinado.

Cidadania e Desenvolvimento criou estratégias e trabalhou domínios que procuraram controlar os danos e desenvolver a empatia que nos aproxima dos outros.

Na fase final desta dura luta, termino com votos de:

Boas Férias! Bom Descanso!

 

Rosalina Sampaio | Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

 

 

 



O Broas

0 Response to "O Ensino Digital e a Sociabilização"

Enviar um comentário

Powered by Blogger