Olá, Elsa!


Ao fim de 43 anos de serviço chegou a tua vez, finalmente, de aqui seres homenageada. Não é um momento fácil, nem para ti, nem para nós, todos aqueles que contigo trabalhámos.

Falar de ti é lembrar a tua boa disposição, o teu bom-dia, um dos mais alegres da Sala dos Professores, que podia surgir em Inglês, Francês, Espanhol, em Português do Brasil e, claro, em Português de Portugal, à moda do Porto, dos Açores…

Falar de ti é ver-te vestir uma das duas batas que identificavam, através dos mapas nelas desenhados, a disciplina que lecionavas. No inverno, por cima da bata, ia a capa verde e vermelha que te aconchegava. Desempenhaste todos, ou quase todos, os cargos que há para desempenhar. Estiveste na Direção, a Henriqueta, tua amiga e companheira das funções executivas, lembra uma das tuas expressões: “Henriqueta, raciocina comigo!” falavas e a Henriqueta ia concordando, ou discordando até chegarem a conclusões.

Como Diretora de Turma, talvez lembrar o desafio constante que foram as “beatrizes” que tu, apesar das tormentas, conduziste a bom porto. Parabéns pela tua tenacidade e dedicação!

Foste uma das dinamizadoras do programa Comenius que permitiu o intercâmbio de alunos da Escola com alunos de escolas de outros países. Foi um dos momentos mais altos na História da Escola. A par desta iniciativa, organizaste e participaste em inúmeras visitas de estudo. Tens um modo de contar histórias divertido devido às coreografias que juntas às palavras. Adoravas, na Festa das Broas, depois dos poemas e das canções, continuares, com os alunos e colegas, a lembrar e cantarolar cantigas de outrora. Bons momentos!

A generosidade era uma das tuas características, tanto a ajudar os que precisavam de auxílio como no hábito de disponibilizares, para todos, bolachas e compotas, na Sala dos Professores.


És uma mulher de família, o teu falar e olhar adoçam-se quando o tema é o teu marido, filhos e, claro, o teu primeiro e adorado neto, o Fred.

Consideras o balanço final da profissão de professora francamente positivo. Que bom!

Votos sinceros para que a “nova vida” seja feliz, tranquila e radiosa.

Quando tiveres saudades, sabes onde nos encontrar.

Rosalina Sampaio | Coordenadora do DCSH

 


O Broas

0 Response to "Olá, Elsa!"

Enviar um comentário

Powered by Blogger