SAME - Serviço de Apoio e Mediação Escolar


Neste ano letivo, foi criado o gabinete designado SAME (Serviço de Apoio e Mediação Escolar). Integra uma equipa de docentes de várias áreas disciplinares que trabalha em articulação com a Direção da Escola e outras estruturas de orientação educativa, como: Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI); Coordenadoras de Diretores de Turma; Diretores de Turma; Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e Equipa Multidisciplinar de Inovação para o Sucesso (EMIS).

O SAME tem como princípios orientadores da sua atividade: a promoção de uma escola integradora e inclusiva, a mediação de conflitos dentro da comunidade escolar, a prevenção de comportamentos de risco, o combate à indisciplina, a promoção do sucesso académico, pessoal e social e o combate ao absentismo.

Neste gabinete, são acolhidos os alunos a quem foi dada ordem de saída da sala de aula, acompanhados pelos assistentes operacionais ou por estarem a faltar às aulas e se encontrarem na Escola ou, de alguma forma, por terem manifestado um comportamento inadequado fora da sala de aula. Cabe ao elemento da equipa do SAME gerir os conflitos existentes, falando de forma assertiva com o aluno, acalmando-o e chamando-o à razão, no sentido de perceber a sua quota-parte de responsabilidade na situação. O aluno que chega ao SAME preenche a Ficha de Intervenção Comportamental, na qual identifica e/ou descreve a situação que motivou o seu encaminhamento para este gabinete. O Encarregado de educação do aluno é contactado, de imediato, por telefone ou por email, de modo a tomar conhecimento do teor da participação do professor, bem como da assunção ou não da culpa por parte do aluno perante os factos. Deste procedimento, resultam, na prática, o preenchimento de três documentos, a ficha de intervenção comportamental, preenchida pelo aluno, a participação sumária da ocorrência, preenchida pelo professor ou assistente operacional e o processo individual disciplinar do aluno, preenchido pelo elemento do SAME. Enquanto o aluno permanece no gabinete do SAME, estão previstas três situações: o aluno realiza as atividades propostas pelo professor, faz uma autorreflexão ou realiza as atividades propostas pelo elemento da equipa do SAME. Sempre que necessário, deve ser feito, em colaboração com o Diretor de Turma, o encaminhamento dos casos de bullying, de comportamentos de risco, de dificuldades de integração escolar, entre outros, para os diferentes serviços de apoio.

Em caso de reincidência ou mediante a gravidade da ocorrência, tem lugar uma reunião de mediação, na qual estão presentes a Sra. Diretora, o Diretor de Turma, o Professor da disciplina, se manifestar interesse em estar presente, o Encarregado de Educação, o aluno e a Coordenadora do SAME.  


Desta reunião, podem resultar várias situações: o encaminhamento para as diferentes valências existentes na escola, encontrando-se neste momento alguns alunos a usufruir deste apoio, a aplicação de medidas disciplinares corretivas ou sancionatórias previstas no Estatuto do Aluno e no Regulamento Interno da Escola, e, em último lugar, articulação com os vários parceiros da escola a saber, Escola Segura, Centro de Saúde número 1 e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Em jeito de conclusão, do serviço realizado até ao momento, pode referir-se que as ocorrências predominam no sexo masculino e no ensino básico. A comunicação imediata ao Encarregado de Educação surte um efeito positivo no sentido do aluno perceber que existe uma ligação estreita entre a escola e o meio familiar e que ambas as partes se preocupam com o desenvolvimento integral e saudável dos alunos. Este procedimento contribui também para que o aluno se iniba de voltar a ter um comportamento incorreto dentro e fora da sala de aula.

Este serviço tem como função principal o acolhimento dos alunos que manifestam um comportamento impróprio na Escola, mas não restringe a sua área de atuação a essa função. Assim, o gabinete do SAME funciona, desde o início do ano letivo, como um espaço de portas sempre abertas, onde elementos de toda a comunidade escolar se sentem à vontade para partilharem experiências de âmbito profissional e mesmo de aconselhamento na resolução de algumas situações do foro disciplinar.

No mesmo sentido, o SAME está a pôr em prática a atividade “Elogia-te”, com a colocação de mensagens positivas afixadas em vários locais da Escola.

Mensalmente, é disponibilizado um espaço na sala de convívio para os alunos comentarem temas do seu interesse e vai ser disponibilizado um espaço para os alunos, em envelope fechado e anónimo, colocarem problemas que os inquietem e que serão respondidos por uma Psicóloga. Em conclusão, o SAME constitui um serviço novo na escola que está em fase embrionária, mas que está aqui para contribuir para um melhor funcionamento do espaço escolar, que se almeja agradável, inclusivo e feliz.

  

 

O Broas

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