Os jogos de computador podem matar!


Tal como outros vícios, o jogo excessivo pode ser mortal. O vício dos videogames é uma patologia em franca propagação. O aumento de viciados está ligado à cada vez maior complexidade dos jogos, os jogadores tendem a ficar mais tempo em frente ao ecrã, deixando de fazer outras atividades.
No mundo, a cada momento, surgem notícias ligadas a este problema: um jovem canadiano, 20 anos, Chris Stanford, morreu durante uma maratona de jogos online, no ano passado, devido à formação de coágulos sanguíneos que levaram a uma trombose, depois de  jogar 12 horas seguidas. A família informou que jogava das dez da noite até de madrugada.
Em muitos países, já existem clínicas especializadas no tratamento dos viciados em jogos de computador. Esta patologia é muito semelhante a outros vícios: exclusão social; ruturas familiares; problemas de saúde, as pessoas tendem a alimentar-se de modo incorreto; descurar da higiene e isolamento. Nem todos os jogadores se tornam dependentes, mas é importante conhecer a perturbação. Os especialistas dão-nos alguns conselhos para evitar o vício: nunca fique horas e horas parado em frente ao ecrã, a cada 50/55 minutos faça uma pausa de 5/10 minutos; não fique sentado, afaste-se do ecrã e caminhe um pouco, aproveite e faça outras coisas. Mais notícias sobre o problema:


Em 2009, uma menina de 12 anos ficou com lesões dolorosas nas palmas das mãos. Os médicos descobriram que as mesmas foram causadas pelo uso excessivo de uma consola de controlo.
    Fonte - British Journal of Dermatology

Só na China, quatro milhões de pessoas são viciadas em Internet e 10 milhões são potenciais doentes. A maioria é viciada em jogos online como World of Warcraft (WoW) ou Counter Strike. O aumento de casos foi tão substancial que o governo chinês, em novembro, adicionou o vício da Internet e jogos online na lista de distúrbios clínicos, a par de outros, como álcool e os jogos de azar.
Fonte - El Pais

O jovem Chen Rong-yu, de 23 anos, morreu este ano, após passar 23 horas seguidas a jogar num pc. Segundo o site Sky News, o jovem taiwanês estava num cyber café na cidade de New Taipei e participava numa maratona de League of Legends, um jogo muito popular inspirado num mapa de Warcraft III: The Frozen Throne. As investigações concluíram que o cansaço físico, aliado ao longo tempo sentado  e uma alimentação inadequada, originou um ataque cardíaco fulminante no jovem.
Fonte - Youtube

Um homem morreu na China, na região de Pequim, depois de ter passado quase três dias seguidos a jogar computador. O Homem de 30 anos passou o tempo todo sem dormir e quase sem comer na frente do computador antes de entrar em coma.
Fonte - jovempan.uol.com.br
 
Rúben Clemente - professor de Informática

0 Response to "Os jogos de computador podem matar!"

Enviar um comentário

Powered by Blogger