Poemas do tudo e do nada...



Nas aulas de Português, da professora Sílvia Pinto, os alunos do 10.º TEAC expressaram a sua opinião sobre vários temas em escrita poética. Os melhores estão aqui para partilhar com todos. Para ler e pensar, talvez...

Sai do vício
enquanto estás a tempo,
depois és mais velho e não te aguentas por dentro.
No fim já não “tás” cá
e vais-te com o vento.
Não te escondas por trás desse vício,
os teus problemas não sairão do sítio.
Tu sabes que essa não é a melhor opção,
mesmo assim enches de fumo o pulmão e
o coração.
Andas a pedir a Deus para não passar “pra” branca,
mas isto é só uma opinião franca!
Tu fazes o que quiseres com a tua vida,
fama desmedida ou HIV sida!
Opta bem pela melhor saída...
Foge enquanto há tempo nesta rusga sem partida.
Vai tudo acontecendo, nem te vais apercebendo,
do tabaco ao chamom, do chamom ao pólen, do pólen
à bolota, à cocaína e daí?!...
Só mesmo para o caixão e aí já ninguém te dá a mão.
O Jardim Carreira torna-se no teu habitat.
Andas, por aí, cheio de fome
com desejo de chocolate.
Não te percas por aí e ouve o que te digo,
tudo isso é um autêntico disparate!


Ricardo Machado - 10.º TEAC
Mãe

Vou-te escrever um poema
Com pensamento profundo
Na minha vida és o meu leme
És quem mais amo no mundo.

Porque escrever sobre ti
Não é uma perda de tempo
Vivo o meu dia a dia
Contigo no pensamento.

Amo-te noite e dia
E até de madrugada
Sem ti eu não vivia
E a minha vida não era nada.

Nas minhas noites de refúgio
E no dia que é cinzento
Estás sempre ao meu lado
E dás-me sempre alento.

Dizes-me que me amas
Até fico “babado”
Quando dizes que sou o teu mundo!

Prossigo este poema
Que ainda não se encerra
As estrelas brilham no céu
Mas tu brilhas na terra.

Trabalhas todos os dias
E eu sei que o trabalho é duro
Nunca me faltas com nada no presente
E sei que vai continuar assim no futuro.

Vou terminar agora
Aqui deixo a minha saída
Grito pelo mundo fora
Que és a mulher da minha vida!

                                      Anónimo - 10.º TEAC
Amor

amor é como a água
sem ele não podemos viver.
amor sacia a nossa alma
e ajuda-nos a  vencer.

amor é como o sol
que nos dá alegria de viver.
Mas quando ele nos magoa
só nos faz é sofrer!

Luís Couto - 10.º TEAC
Amor

amor é algo que se sente
não com a razão mas com o coração
Ele é um sentimento indescritível
forte e quente como o sol.

amor é algo tão forte
tão grande e tão profundo
que quando se vai embora
me deixa moribundo.

                        Bruno Pinto - 10.º TEAC

0 Response to "Poemas do tudo e do nada..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger