Drogas - evitar e enfrentar as dependências...

A campanha eleitoral do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico decorreu nos dias 6 e 7 de janeiro e as eleições dia 9 de janeiro. A campanha eleitoral foi muito criativa tendo uma mãe tricotado cinco gorros azuis para a lista a que pertencia a filha. Tirámos a fotografia que ficou linda, embora tenha faltado uma das concorrentes.

O número de eleitores inscritos era de 542, o número de votantes foi de 309, o número de votos brancos foi 4 e o número de votos nulos 5. Concorreram 7 listas, tendo ficado assim a distribuição dos votos: Lista A – 30; Lista B – 88; Lista C – 45; Lista D – 46; Lista E – 29; Lista F – 25 e Lista G -37. No presente ano, estiveram envolvidas 7 turmas na constituição de listas: 38 meninas e 32 rapazes.


A Sessão Escolar realizou-se segunda-feira, dia 13 de janeiro, entre as 9h 30m e as 12h 30m. O projeto que resultou desta sessão escolar tem as seguintes medidas:
1 - Atribuir maior carga horária ao estudo das dependências na disciplina de Ciências da Natureza do sexto ano e Ciências Naturais do nono ano.     
2 - Fiscalizar, com maior frequência e eficácia, os espaços que vendem álcool, tabaco e videojogos.          
3 - Aumentar o valor das multas aos estabelecimentos que vendem álcool, tabaco e videojogos para maiores de 18 anos, a menores.         
A primeira medida tem caráter preventivo e está direcionada para a disciplina de Ciências da Natureza do sexto ano e Ciências Naturais do nono ano, porque é nestes anos e disciplinas que se estudam as dependências. A maior carga horária permitiria aprofundar esta temática e abranger, para lá das dependências mais conhecidas, outras formas de dependência, como, por exemplo, a de videojogos… Neste caso, há notícias, cada vez mais frequentes, de crianças e jovens que tiveram que ser internados  porque não conseguiam parar de jogar. Há mesmo situações de jovens que morreram devido a maratonas de jogo que provocaram exaustão física e psíquica e graves problemas de circulação sanguínea por inanição. 
A segunda e terceira medidas têm como objetivo acabar com a venda de produtos inapropriados e suscetíveis de causar dependência a crianças e jovens. A legislação já existe, mas muitas vezes não é cumprida. Por exemplo, as máquinas de tabaco, por vezes, estão acessíveis a todos.
Os deputados eleitos à Sessão Distrital são:
1.º deputado - João José Fernandes Ala Caramelo Soares
2.º deputado -  Tiago Alves Castanheiro
3.º deputado -  André Filipe Pinto Ferreira
Deputado suplente - Rui Guimarães Rento
Eu, Carolina Martins da Costa Veloso, desempenharei a função de jornalista e a aluna Mafalda Inês Matos Dinis é a nossa candidata à Mesa da Sessão distrital.
O tema que propusemos para o próximo ano é Corrupção? Tolerância Zero!
Carolina Veloso - 8.º A


0 Response to "Drogas - evitar e enfrentar as dependências..."

Enviar um comentário

Powered by Blogger