Muda de Vida - Há um Planeta a Salvar


Já devem ter ouvido falar das greves escolares pelo clima (Fridays for Future) começadas pela famosa ativista sueca, de apenas 17 anos, Greta Thunberg. Mas o que vocês não devem saber é o porquê dela ter começado estas greves.

Greta Thunberg estava bastante preocupada com o futuro dela e o dos seus filhos, como já afirmou em várias entrevistas, pois tinha medo de não lhes poder dar o mesmo planeta que ela teve. Por isso decidiu, para além das greves do clima realizadas todas as sextas-feiras, ir falar com os governos de todo o Mundo, para estes legislarem no sentido de diminuir a poluição do planeta.

Enquanto Greta Thunberg fala com os governantes, nós podemos fazer algumas mudanças no nosso dia-a-dia para melhorar o planeta e os nossos hábitos:

 

1. no supermercado vamos tentar evitar comprar alimentos embalados, por exemplo em vez de comprarmos bolachas em saquetas podemos comprar as bolachas a granel ou melhor ainda  fazê-las em casa, e depois para os lanches levamos em embalagens reutilizáveis (como sacos de pano ou caixinhas), ou então, quando formos comprar fruta em vez de a levarmos em sacos de plásticos, em algumas lojas já há à venda saquinhos de rede reutilizáveis, que podemos utilizar para levar a fruta do supermercado;

 

2. outra medida que podemos adotar é evitar andar de carro em viagens muito curtas, pois o carro polui muito o ar, em vez disso podemos andar a pé, de bicicleta, skate ou transportes públicos.

 

3. em relação à roupa, podemos começar a comprá-la em algumas lojas em 2.ª mão, em vez de comprarmos naquelas grandes cadeias de roupa, pois essas fábricas consomem muita energia para fabricar e nos fazer chegar a roupa a preços tão baixos, e assim, se comprarmos em 2.ª mão, estamos a dar uma nova vida à roupa.

Se todos fizermos estas, ou outras, pequeninas coisas já estamos a fazer a nossa parte e a contribuir para o melhoramento do planeta. A Greta Thunberg está a fazer a parte dela. E tu?

 

Maria Almeida  | 8.º D

 

 



O Broas

0 Response to "Muda de Vida - Há um Planeta a Salvar"

Enviar um comentário

Powered by Blogger